1353 limite nas criancas cpf

Foto: Prostooleh

“Na vida, na caminhada e na nossa experiência na Pastoral da Criança, nós encontramos muitas situações em que vemos que os filhos dominam toda a situação, enquanto os pais não conseguem ter nenhum domínio. Eu acredito, pelas minhas experiências, que isso acontece porque os pais não preparam as crianças para esse convívio, por meio do diálogo e dos limites” , diz João de Sousa Dias, coordenador da Pastoral da Criança na diocese de Juazeiro (BA).

“Na minha experiência como pai e dentro de casa, nós sempre conversamos com os nosso filhos. O diálogo é muito forte. Diferente da minha história, porque eu não fui criado assim, às vezes eu só era reprimido e apanhava. Já os meus filhos, eles não apanham, existem horas que tem de chegar junto sim, mas esses momentos também tem de ser com cuidado. Assim, quando as crianças extrapolarem, elas mesmas já vão saber e dizer que estão erradas. Mas também não adianta falar com grosseria ou estupidez. É preciso conversar com calma e educação” , conta o coordenador.

Dra. Zilda

“Vamos educar nossas crianças com amor, pois esse amor se converte em gestos de fraternidade para o Brasil e o mundo”.

Papa Francisco

“Um objetivo de todos os dias: transmitir um pouco da ternura de Cristo a quem mais precisa”.

Devemos lembrar que os pais são os exemplos dos filhos: “O grande exemplo que eu uso, sou mesmo. Quando eu vejo que eles estão brigando, eu converso e pergunto se eles vêem eu brigando com a mãe. A resposta é não e eles também não podem brigar. Se eles querem subir na mesa, vou perguntar se eles me vêem subindo na mesa, quando responderem não, oriento que não pode. Então, eu sempre vou usando meus exemplos, daquilo que eu não faço, para que eles também vejam que não podem fazer, que não é legal e não é bonito” , conta João.

“É a partir do diálogo que você consegue ganhar a confiança dos teus filhos e por isso, ele é tão importante. O seu filho saberá que pode confiar em você e você, como pai ou mãe, também poderá confiar nele. Afinal, é o diálogo que te dá essas possibilidades de conversar e tem uma maior abertura.” ressalta o coordenador. “ Outra coisa, quando os pais não conversam os filhos, eles vão procurar essas informações em outros lugares e elas não vão chegar da forma como os pais querem dar como exemplo de educação. Por isso, é muito importante ganhar a confiança dos filhos. Assim, quando eles precisarem de qualquer coisa vão te perguntar. Essa confiança que você transmite, pode ser vista em pequenos exemplos, como quando as crianças perguntam para você algo do dever de casa da escola. Elas te perguntam, porque você transmite confiança”, complementa João.

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Com o objetivo de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar, conforme o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e promover vida em abundância, a Pastoral da Criança orienta e leva informação às famílias e seus voluntários, entre elas: o desenvolvimento infantil e os limites para os pequenos. Dar limite para as crianças, contribui também para outros objetivos, como educação de qualidade e a paz e justiça no mundo.

1519