desenvolvimento infantil

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Você já percebeu o quanto as crianças são curiosas e estão sempre aprendendo coisas novas? Esse mundo de descobertas é chamado de desenvolvimento infantil, processo que a criança vive desde o seu nascimento e que engloba aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos para aquisição do conhecimento e das habilidades que ela precisará em toda a sua vida.

Os pais, familiares, membros da comunidade e todos aqueles que têm contato com a criança, colaboram para que ela se desenvolva bem. Assim como o cuidado, amor, atenção, ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências, que são essenciais para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1388 - Dia das mães - 07/05/2018


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Para entendermos mais sobre o desenvolvimento das crianças, conversamos com a Irmã Veroni Medeiros, assessora técnica de desenvolvimento infantil da Pastoral da Criança.

O que significa Desenvolvimento Integral da Criança?

Quando falamos para as famílias sobre a importância de cuidar dos bebês e das crianças estamos falando sobre o desenvolvimento integral, isto é, como o bebê pode aprender e se desenvolver. Para que a criança possa se desenvolver integralmente é preciso atenção as pequenas coisas, como: a amamentação exclusiva até os 6 meses, cuidados com a alimentação saudável, ter bons hábitos de higiene, estar com as vacinas em dia, dar muita atenção e carinho, conversar muito com elas e dar oportunidade para que elas escolham suas brincadeiras.

Quais são os sinais que mostram que a criança apresenta dificuldades no seu desenvolvimento?

Ir. Veroni

Irmã Veroni Medeiros

Uma criança quieta, parada, sem iniciativa nas brincadeiras, em geral, apresenta algum tipo de dificuldade no seu desenvolvimento. Ela fica mais isolada, não toma a frente nas brincadeiras e acaba tendo receio de interagir com os amigos e também, pode apresentar dificuldades na linguagem, na interação social e na aprendizagem.

Uma criança que mora em um lugar sem muitos meios (zona rural), ela vai se desenvolver menos do que a criança que mora em uma área urbana?

Pelo contrário, as crianças do interior exploram muito mais a natureza, tem mais oportunidade para correr, pular, saltar, conviver com a pessoas e também com os animais. Brincando ao ar livre se tornam mais saudáveis e ganham mais oportunidades para se desenvolver.

Qual é a importância do estímulo para o desenvolvimento da criança, a senhora poderia dar alguns exemplos?

O estímulo é muito importante, quando os pais conversam e animam as crianças, elas se sentem protegidas, seguras e se interessam por novas descobertas.

Leia a entrevista na íntegra: 1360 - Entrevista com Irmã Veroni Medeiros - Desenvolvimento infantil (.PDF)

Dra. Zilda

“O melhor resultado para a paz nas famílias é cuidar bem das crianças, para que elas tenham oportunidade de se desenvolver, tenham saúde, alegria de viver e fé em Deus”.

Papa Francisco

“Que cada família carismática recorde os seus inícios e o seu desenvolvimento histórico, para agradecer a Deus que deste modo ofereceu à Igreja tantos dons que a tornam bela e habilitada para toda a boa obra”.