Tema: Desenvolvimento Infantil

1531

Foto: Joffi

O estresse na infância existe e é uma resposta normal do organismo quando se encontra em uma situação adversa. Sabemos que existem três tipos diferentes de estresse: positivo, tolerável e tóxico. As duas primeiras são normais para o desenvolvimento infantil, pois nestas situações a criança encontra apoio de um adulto para poder superar as dificuldades. Já o estresse tóxico prejudica o desenvolvimento do cérebro e pode  trazer consequências graves de comportamento, aprendizagem, dificuldade de se relacionar, baixa imunidade. Quando adulto pode desenvolver doenças cardíacas, diabetes, depressão, dependência de substância química, entre outros. Desde a gestação, a criança precisa ser acolhida e amada, para que com a ajuda da família cresça segura e aprenda a  lidar com o mundo que a cerca. Para conversar mais sobre este assunto convidamos Priscila do Rocio Costa, Assessora Técnica do Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.  Saiba mais também no texto “O impacto do estresse tóxico no desenvolvimento infantil”, clicando no link ao lado.

O que é estresse tóxico na infância? 

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1533 - Como o estresse tóxico pode afetar o desenvolvimento infantil - 08/02/2021


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

          

O estresse tóxico na infância é quando a criança passa por situações de negligência, medo e angústias de forma constante e repetida, por período prolongado e sem o apoio de um adulto para acolher. O estresse tóxico interfere no desenvolvimento cerebral, podendo provocar dificuldades de aprendizado e problemas de saúde, deixando graves  consequências por toda a vida. 

Como o estresse tóxico pode afetar o desenvolvimento infantil?

As pesquisas científicas têm nos mostrado que esse tipo de estresse é muito prejudicial, pois essa sobrecarga de estímulos negativos libera no organismo grandes quantidades dos hormônios do estresse, como o cortisol e adrenalina, o que acelera o coração e prejudica as conexões entre os neurônios. Isso deixa o organismo em estado de alerta, que passa a reagir exageradamente a qualquer situação, mesmo as mais simples. Quanto maiores as situações de estresse tóxico, maiores as chances da criança desenvolver irritabilidade, distúrbios do sono, dificuldade de aprendizagem, podendo se estender por toda vida, inclusive com doenças como cardiopatias, diabetes, dependência de drogas, depressão e dificuldade de se relacionar.

Qual o papel da família para evitar o estresse tóxico no desenvolvimento da criança?

Priscila-do-Roscio-Costa

Priscila do Rocio Costa  

Para evitar o estresse tóxico, a família precisa ser fonte de segurança. Conversar com calma, ter paciência e dar atenção à criança é muito importante. Brincar com a criança, ter momentos de lazer com ela e apoiá-la em suas experiências e conquistas. No caso dos bebês, é primordial atender às suas necessidades, como dar colo, não deixar chorando, alimentar, agasalhar. No colo, o bebê se sente mais seguro e amado e os laços afetivos entre ele, a mãe e a família, são fortalecidos. Hoje, sabemos que são errôneas as informações como: deixa chorando, se pegar no colo vai ficar manhoso. Colo nunca é demais. Além disso, o ambiente familiar precisa ser de amor, respeito, afeto e cuidados, isso é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e de uma boa convivência e aprendizado.

Como a pandemia do coronavírus pode provocar estresse tóxico nas crianças?

A questão do isolamento social para as crianças se torna desafiadora. O confinamento, suspensão das aulas presenciais, uso excessivo de celulares e a má alimentação são alguns fatores prejudiciais que podem sim desencadear o estresse tóxico. A melhor medida a ser tomada pela família é criar uma rotina saudável de interação familiar positiva, tempo para as brincadeiras, como confecção de brinquedos com materiais recicláveis, desenhos, pinturas. Uma sugestão é a família fazer o uso do App Visita Domiciliar para se beneficiar de materiais como e-Combate ao Coronavírus, e-Brinquedos e Brincadeiras e e-Alimentação, que auxiliam sobre esses assuntos tão importantes.

Leia a entrevista na íntegra: 1533 - Como o estresse tóxico pode afetar o desenvolvimento infantil (.PDF) 

  

Dra. Zilda

“Para construir a paz é preciso começar com a criança desde a gestação. Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transformem em sementes da paz."

Papa Francisco

“As famílias constituem o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, são os ‘tijolos’ para a construção da sociedade”.

1519