Acesse nossas redes:

YouTube
Facebook
Instagram do Paulinho
WhatsApp

meninos felizes se abraçando brasilA Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora

Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).

comunidade da pastoral da criançaA Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e acompanhamento de gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades que atuam, tornando todos agentes de sua própria transformação. A missão é toda baseada no tripé de ações que é formado pelas Visitas Domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.

voluntario com bebe no colo

Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação, e promove Campanhas de mobilização, de realização própria e em parcerias.Para saber mais sobre a Missão da Pastoral da Criança, onde atua e quantas crianças e gestantes acompanha , acesse.

 

 

 

lider com mae usando aplicativo

Missão

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

menina peso e medidaA missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

 

Visão

menina peso e medidaTrabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento" (Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16).

 

 

menina peso e medidaCrenças

  • Partilha e Solidariedade.
  • Deus se revela preferencialmente aos pobres.
  • Fé é Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade.
  • A glória de Deus é a vida.

 

 

menina peso e medidaValores

  • Adesão à missão da Pastoral da Criança.
  • Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade).
  • Simplicidade.
  • Não discriminação.
  • Compromisso com os resultados.
  • Perseverança.
  • Valorização das crianças, gestantes e das famílias.
  • Alegria em servir.
  • Multiplicar o saber.
  • Ir ao encontro, buscar proximidade.

Fundação

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Conselho Diretor

Dom Elio Rama – Presidente

Maurilio Leopoldo Schmitt – tesoureiro

Loiri Salete Pessi Miorelli – secretária

Suplentes:
Maria Paula da Silva Prado
Aparecida Gonçalves de Jesus

Conselho Fiscal

Ana Ruth Rezende Góes (SE/nacional)

Clarice Siqueira dos Santos (PR)

Gildete Soares Andrade (DF)

Suplentes:
Ivo Domingo Vivian
Maria Mesquita (SP)
Lilian Arns (SC)

Conselho Econômico

Kisamur Maria Wolff

Felippe Arns

Francisco Julho de Souza

 

 

Coordenadora Nacional:
Ir. Veneranda Alencar

Coordenador Nacional Adjunto:
Dr. Nelson Arns Neumann
Coordenador Internacional da Pastoral da Criança:
Dr. Nelson Arns Neumann

Clique aqui e acesse mais informações sobre a organização da Pastoral da Criança, Organograma e o Regimento Interno