É por meio da família que a criança receberá a primeira educação, entrará em contato com a sua cultura e aprenderá valores. Os pais são o “centro de informações” de seus filhos. Por meio da fala, mas principalmente do exemplo e de suas próprias ações, eles mostram às crianças como se comportar em cada situação. De modo que, nada é tão decisivo para a educação das crianças do que o amor e o incentivo dos pais.

Na entrevista a seguir, Ir. Veroni Medeiros, assessora técnica do desenvolvimento infantil da coordenação nacional da Pastoral da Criança e coordenadora do Museu da Vida, explica sobre a importância e a influência dos pais na educação dos filhos.

Os pais exercem grande influência na vida e na educação dos filhos. A senhora poderia comentar essa afirmação?

Os pais exercem, sim, uma grande influência na educação dos filhos. Essa influência tem que ser muito positiva. As crianças veem os pais a partir de dois princípios fundamentais: da fala e do exemplo. A criança percebe e sente a coerência entre o que eles falam e o que fazem e, assim, elas aprendem a confiar neles.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Como os pais devem lidar com as frustrações familiares que, em geral, envolvem os filhos?

Em algumas situações, a família necessita da ajuda dos profissionais, seja de um pedagogo, de um psicólogo ou de um psiquiatra, para melhorar a convivência familiar. Uma questão importante é a capacidade de dialogar sobre as dificuldades que afetam a vida familiar e, consequentemente, a vida dos filhos. As crianças estão sempre atentas e observam muito as atitudes dos pais.

De que forma os pais podem contribuir para oferecer limites seguros aos seus filhos?

Educar é estar presente com amor, carinho e valorização. Mas, sem permitir que os filhos cruzem a linha vermelha. A ideia de limite na educação dos filhos, às vezes, é compreendida de maneira errada, como: imposição, castigo ou punição. A questão do limite deve ser percebida como um processo de formação da personalidade da criança, que envolve a compreensão, diálogo, convívio e respeito.

Como a Pastoral da Criança colabora no apoio aos pais na educação dos filhos?

A Pastoral da Criança tem um jeito especial de colaborar com as famílias na educação dos filhos. Os Indicadores de Oportunidades e Conquistas [que estão descritos na contracapa do Caderno do Líder] servem para valorizar e estimular atitudes, na família e na comunidade, que promovam o desenvolvimento da criança. A Celebração da Vida é um momento para celebrar as conquistas das gestantes e das crianças, apoiar os pais para bem educar os seus filhos. A Pastoral da Criança incentiva ainda, as famílias a brincarem junto com suas crianças. É preciso que as comunidades se mobilizem e juntas, consigam espaços apropriados para que nossas crianças possam brincar e aprender desde cedo a importância da organização comunitária, mobilização e socialização.

Leia a entrevista na íntegra: 1324 - Entrevista com Irmã Veroni Medeiros - Influência dos pais na educação dos filhos (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1324 - 13/02/2017 - Influência dos pais na educação dos filhos

Sul
 
Norte