direitos da gestante

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O Dia das Crianças é um dia que existe para celebrar o milagre da vida que todas as crianças trazem para a nossa vida. Além disso, é também um dia para lembrar a importância do cuidado que devemos ter com o desenvolvimento integral de nossas crianças, pois elas precisam de amor, carinho, presença, atenção e cuidado. Para falar sobre isso, convidamos Dr. José Martins Filho, Médico Pediatra Neonatologista e Professor da UNICAMP (Universidade de Campinas).

O que uma criança precisa para se desenvolver de maneira saudável?

Precisa, principalmente, de amor, afeto, carinho, atenção, respeito, presença e família unida. O afeto e o amor são necessários e a criança precisa saber que é amada através de atitudes, tem que levar a criança para passear, para ver coisas bonitas, levar nas orações, abraçar, tudo isso é fundamental.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1463 - 07/10/2019 - Dia das crianças

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Quais são os maiores desafios na criação dos filhos hoje?

Aprendermos a ser pais. Ser pai e mãe é muito difícil, a maior parte dos pais e mães trabalham e ficam fora o dia todo e as crianças acabam sendo terceirizadas. Claro que tudo fica mais fácil quando existe uma família unida, tendo uma avó que pode ajudar e dar carinho e atenção, pois isso cobre um pouco da dificuldade, mas o que acontece, na maior parte das famílias, são crianças colocadas precocemente nas creches aos 3 ou 4 meses, o que é perigoso, porque nessa fase a criança ainda não tem a imunidade desenvolvida e precisa dos pais.

O que significa terceirizar o cuidado com a criança?

Significa botar uma babá ou outras pessoas que vão passar padrões de conhecimento, cultura e filosofia diferentes dos da família para a criança. 

Como estabelecer limites para a criança de maneira afetuosa?

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

Dr. José Martins Filho

Eu tenho um livro chamado "Cuidado, afeto e limites: uma combinação possível", ou seja, você tem que amar, cuidar, estar presente e saber dizer não, saber dizer o que é certo e errado, como a criança deve se comportar, o que é a vida, como respeitar as pessoas, não roubar o que não é dela.

Como a família pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança?

Presença, participação, educação, acompanhar a criança na escola, visitar. Criança precisa de presença, ela não está no mundo para viver sozinha. Os pais devem sair com ela para ir ao jardim, vigiar o uso das mídias e não usar celular como babá.

Leia a entrevista na íntegra: 1463 - Dia das crianças (.PDF)