Tema: Desenvolvimento Infantil

dia da pastoral da criança

Foto: Bill Branson

A criança faz parte da família e deve ter espaço para se desenvolver e falar aquilo que quer, sente, prefere etc. É papel da família ajudá-la a se desenvolver e fornecer oportunidades para que possa ser escutada, receba amor, carinho, atenção e afeto, que são necessários para que ela cresça saudável e feliz. Para falar sobre isso, convidamos Ir. Veroni Medeiros, Assistente Técnica em Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Qual é a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança?

É uma das bases do desenvolvimento integral da criança. Envolve as áreas afetiva, social, cognitiva e física desde o ventre materno. Quanto mais atenção, afeto, carinho e estímulo o bebê receber, mais ele vai se desenvolver, por isso é tão importante conversar, sorrir, cantar, estimular e olhar com atenção o desenvolvimento sensorial e motor do bebê. Uma das bases do desenvolvimento são as atividades que propomos ao bebê. 

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1472 - 09/12/2019 - Atividades das crianças

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

 

E o estímulo é muito importante, não é? 

Sim, estimular o bebê ajuda no seu desenvolvimento. Tudo que o envolve contribui, tal como o ar que entra nos pulmões, os muitos sons do ambiente, os cheiros, os sabores, as imagens, tudo isso chega aos sentidos do bebê e favorece as habilidades sensoriais e motoras.

No desenvolvimento do bebê, quais são as atividades que os pais devem incentivar?

Podem incentivar por meio da música, da contação de histórias, mostrar fotografias, falar poesias, fazer diferentes sons, brincadeiras com fitas coloridas e outras. Isso estimula a audição, a visão e favorece as primeiras noções de espaço. 

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

A partir dos 3 anos de idade, que atividades ajudam no desenvolvimento?

Nessa fase a criança inicia o processo de socialização, por isso brincar com outras crianças é tão importante. É também o período que a criança vai para a escola e, na medida em que ela vai se desenvolvendo, acontece muitas descobertas, curiosidades e interesse por explorar o meio ambiente. É na brincadeira que acontece a imaginação, a imitação dos adultos, a criatividade e é a fase do simbolismo. É brincando de faz de conta que a criança aprende a aceitar regras, superar situações de medo e angústia, por isso é bom realizar brincadeiras que envolvem o teatro, cantigas de roda, danças, jogos de construção, quebra-cabeça, bambolê, jogar peteca, bolinhas de sabão, tudo isso ajuda no desenvolvimento.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1472 - Atividades das Crianças .(PDF)