1396 a paz na familia familia com criancas fazer picnic entrevista

Foto: Freepik

É na família que aprendemos nossos valores, nossas crenças. É onde formamos nosso caráter, desenvolvemos nosso senso de moral e do que é certo e errado. O ambiente familiar é essencial para o desenvolvimento de todo ser humano, e é necessário um ambiente familiar harmonioso para que esse desenvolvimento seja completo e bem sucedido. Além da família, é muito importante que toda a comunidade esteja dentro dessa harmonia e ajude no desenvolvimento das crianças que ali moram, pois fazem parte desse convívio e compartilham dessa responsabilidade.

Para falar sobre isso, a Pastoral da Criança trouxe dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

Dom Anuar, como orientar para a importância de agir em conjunto em prol da vida e da Paz, principalmente no cuidado e na proteção das Crianças?

dom anuar battisti

Dom Anuar Battisti

Eu penso que nós vamos de fato proteger, promover, defender a vida das crianças, a partir do momento que nós entendermos as crianças como criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus, não são seres que vieram por acaso. Talvez, possa ser até fruto do desamor, foram gerado sem amor, foram colocados neste mundo sem amor, mas as crianças precisam ser cuidadas e cuidadas com amor.

Qual é o perigo de considerar a criança apenas como responsabilidade dos seus pais?

Todos os cidadãos devem ser cuidados, protegidos, defendidos na sua dignidade, ter o direito à saúde, escola, moradia, segurança. Isto é lei constitucional e não podemos jogar a responsabilidade da educação das crianças só para família e muito menos só para a escola. Deve haver uma integração entre a família, a escola, as instituições civis, religiosas, para que, integradas, trabalhem juntas.

Dom Anuar, porque a família é o lugar privilegiado para o desenvolvimento integral da criança?

Hoje, nós não podemos falar de uma família perfeita. Estamos falando de uma diversidade de vida familiar muito grande, então, sim, a família é responsável pois  é ela que vai passar para essa criança os valores da vida. Agora, quando os pais não estão preparados para isso, quando os pais não tem condições de fazer isso, nós temos que ajudar, defender a família, porque é na família que se transmite os verdadeiros valores da vida.

Leia a entrevista na íntegra: 1396 - Entrevista com Dom Anuar Battisti - A paz na família! (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1396 - A paz na família! - 02/07/2018



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*