1418 dia da pastoral da crianca voluntario 5

Foto: Marcello Caldin

A missão da Pastoral da Criança teve seu início há 35 anos, na cidade de Florestópolis/PR, com a fundadora Dra. Zilda Arns Neumann. Durante todo esse tempo, a missão da Pastoral da Criança de levar vida em abundância tem crescido cada vez mais e sua força mais importante é o voluntário, o líder! Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, conversa conosco sobre a importância do líder e do voluntariado na missão da Pastoral da Criança:

Dom Odilo, na sua opinião, qual é a importância da Pastoral da Criança para o Brasil?

A Pastoral da Criança, nos seus 35 anos, fez muito o bem e salvou  muitas vidas. Melhorou a qualidade de vida de muitas pessoas desde a mãe gestante até a família e, principalmente, a vida da criança antes e depois de nascer. Ajudou com orientações para alimentação, com a medicina fácil, o acompanhamento da evolução do crescimento e do peso para ver se a criança está se desenvolvendo corretamente, para que ela tenha a oportunidade de crescer com saúde e boas capacidades para o desempenho na vida. São grandes os méritos da Pastoral da Criança.

dom odilo

Dom Odilo Scherer

A Pastoral da Criança se preocupa muito com as famílias. Qual conselho o senhor pode dar para Pastoral da Criança nesse trabalho de fortalecimento das famílias?

Uma das questões fundamentais é que não basta acompanhar a mãe, o pai precisa ser envolvido também, pois é presença necessária na vida da criança. A Pastoral da Criança tem muito potencial para ajudar a fortalecer a família e por isso deve envolver a família não só no cuidado da criança, mas no cuidado da própria família. Depois, deve promover uma solidariedade entre as famílias, uma família ajudando a outra.

Dom Odilo, o senhor poderia deixar uma mensagem de motivação para os líderes da Pastoral da Criança?

Em primeiro lugar, um agradecimento a todos os líderes da Pastoral da Criança. Vocês fazem um trabalho fantástico, parabéns pelo desempenho de vocês com aquilo que vocês fazem de maneira simples, mas perseverantes e com muita dedicação. E que vocês consigam incentivar mais pessoas que, como vocês, podem também colaborar no trabalho Pastoral da Criança.

Leia a entrevista na íntegra: 1418 - Dia da Pastoral da Criança Dia Internacional do Voluntário (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1418 - Dia da Pastoral da Criança Dia Internacional do Voluntário - 03/12/2018