1451 caridade solidariedade entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O amor e os ensinamentos de Jesus são guia para a missão da Pastoral da Criança, que procura levar vida por onde passa. Essa missão é cheia de solidariedade e caridade, que são essenciais para criar uma sociedade mais justa, digna e cheia de amor ao próximo. Para falar sobre isso, convidamos Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

O que é a caridade?

É a oportunidade que temos de fazer o bem ao mundo através das nossas ações. Ajudamos porque acreditamos no mandamento que Deus nos deu: o amor ao próximo.

Por que os líderes da Pastoral da Criança exercem a caridade?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1451 - 15/07/2019 - Caridade e Solidariedade


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Seja qual for a dor ou a enfermidade, seja qual for o dia da semana ou do mês, estejamos bem ou não, a caridade deve ser o fio que conduz a nossa vida. O Evangelho nos ajuda a fortalecer essa vontade de fazer a caridade.

O que é a solidariedade?

É um ato de bondade para com o próximo, o amor em ação. É a capacidade que os seres humanos têm de compartilhar entre si alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, responsabilidades e necessidades. 

Qual é a importância da solidariedade?

Ela ajuda a aliviar a dor do próximo e a tornar algumas situações mais fáceis, ajuda na promoção do auxílio às pessoas nos momentos difíceis, por isso, devemos fazer para os outros o que gostaríamos que fizessem por nós. 

irma veneranda

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Quando e onde temos que ser solidários?

Toda vez que, num ambiente ou situação, em casa ou na comunidade, for solicitado nosso apoio e mão estendida, devemos ajudar com gestos concretos que possam mudar para melhor uma realidade.

Como podemos criar uma boa convivência com os vizinhos?

Por meio de coisas simples, um bom dia, uma saudação, promover momentos, encontros e festas na vizinhança. Temos, durante o ano, tempos fortes de liturgia e celebrações, tais como Páscoa, Natal, Dia das Mães; em que podemos chamar a vizinhança para fazer uma roda de conversa, celebrar, fazer ações solidárias.

Leia a entrevista na íntegra: 1451 - Caridade e Solidariedade - Entrevista com Irmã Veneranda Alencar (.PDF)