1439 campanhas da pastoral da crianca entrevista

Foto: Marcello Caldin

Todas as ações da Pastoral da Criança ajudam a salvar vidas e a levar vida em abundância para gestantes, crianças e suas famílias. Alguns dos temas relevantes, se tornam campanhas para que possam chegar à todas as famílias das comunidades. Para conversar mais sobre a importância das nossas campanhas, convidamos Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

Quais são as principais campanhas da Pastoral da Criança?

Temos as campanhas permanentes que acontecem durante todo o ano. Por exemplo: Dormir de Barriga Para Cima, Os Primeiros 1000 Dias de Vida da Criança, Aleitamento Materno, Soro Caseiro, A Paz Começa em Casa, Dia Mundial de Lavar as Mãos, Combate a Obesidade Infantil, Antibiótico Primeira Dose Imediata e o Mutirão Em Busca da Gestante. Temos também as campanhas que são realizadas para alguma emergência e feitas em parceria com outras entidades e com o Ministério da Saúde, por exemplo: Campanha da Vacinação, Sarampo, Saneamento Básico, Criança Feliz, Certidão de Nascimento, Prevenção da Tuberculose, Pneumonia, Hanseníase, Prevenção de HIV, Sífilis, entre outras.

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Que resultados as campanhas que existem há muito tempo na Pastoral da Criança, como a do Soro Caseiro, já trouxeram?

É muito difícil medir o resultado que essas campanhas trouxeram e ainda trazem, mas podemos imaginar quantas milhares de vidas foram salvas só com as orientações sobre o soro caseiro. Cada campanha tem a intenção de salvar vidas e favorecer a melhora de qualidade de vida para todos.

O que deve acontecer para que as campanhas da Pastoral da Criança sejam cada vez mais eficazes?

Elas devem atingir e envolver toda a população e as pessoas que trabalham em saúde pública, tais como os médicos, agentes de saúde, enfermeiros, e também pessoas de diversas instituições.

Como as pessoas podem participar dessas campanhas?

Ficando atento às orientações da Pastoral da Criança que são divulgadas através dessas campanhas e procurar multiplicá-las nas comunidades, repassar essas orientações para familiares, vizinhos e parentes. Para saber mais sobre essas campanhas, é só ouvir o programa Viva a Vida, ler a Revista da Pastoral da Criança e seguir nossas redes sociais. Se você for comunicador, agente de saúde ou voluntário, pode ajudar a divulgar essas campanhas que fazem tão bem para a nossa sociedade.

Leia a entrevista na íntegra: 1439 - Campanhas da Pastoral da Crianca (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1439 - 22/04/2019 - Campanhas da Pastoral da Criança