1439 campanhas da pastoral da crianca entrevista

Foto: Marcello Caldin

Todas as ações da Pastoral da Criança ajudam a salvar vidas e a levar vida em abundância para gestantes, crianças e suas famílias. Alguns dos temas relevantes, se tornam campanhas para que possam chegar à todas as famílias das comunidades. Para conversar mais sobre a importância das nossas campanhas, convidamos Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

Quais são as principais campanhas da Pastoral da Criança?

Temos as campanhas permanentes que acontecem durante todo o ano. Por exemplo: Dormir de Barriga Para Cima, Os Primeiros 1000 Dias de Vida da Criança, Aleitamento Materno, Soro Caseiro, A Paz Começa em Casa, Dia Mundial de Lavar as Mãos, Combate a Obesidade Infantil, Antibiótico Primeira Dose Imediata e o Mutirão Em Busca da Gestante.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1439 - 22/04/2019 - Campanhas da Pastoral da Criança


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Temos também as campanhas que são realizadas para alguma emergência e feitas em parceria com outras entidades e com o Ministério da Saúde, por exemplo: Campanha da Vacinação, Sarampo, Saneamento Básico, Criança Feliz, Certidão de Nascimento, Prevenção da Tuberculose, Pneumonia, Hanseníase, Prevenção de HIV, Sífilis, entre outras.  

Que resultados as campanhas que existem há muito tempo na Pastoral da Criança, como a do Soro Caseiro, já trouxeram?

É muito difícil medir o resultado que essas campanhas trouxeram e ainda trazem, mas podemos imaginar quantas milhares de vidas foram salvas só com as orientações sobre o soro caseiro. Cada campanha tem a intenção de salvar vidas e favorecer a melhora de qualidade de vida para todos.

O que deve acontecer para que as campanhas da Pastoral da Criança sejam cada vez mais eficazes?

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Elas devem atingir e envolver toda a população e as pessoas que trabalham em saúde pública, tais como os médicos, agentes de saúde, enfermeiros, e também pessoas de diversas instituições.

Como as pessoas podem participar dessas campanhas?

Ficando atento às orientações da Pastoral da Criança que são divulgadas através dessas campanhas e procurar multiplicá-las nas comunidades, repassar essas orientações para familiares, vizinhos e parentes. Para saber mais sobre essas campanhas, é só ouvir o programa Viva a Vida, ler a Revista da Pastoral da Criança e seguir nossas redes sociais. Se você for comunicador, agente de saúde ou voluntário, pode ajudar a divulgar essas campanhas que fazem tão bem para a nossa sociedade.

Leia a entrevista na íntegra: 1439 - Campanhas da Pastoral da Crianca (.PDF)

 

Dra. Zilda

“A caridade é o maior sinal concreto da nossa fé, é o maior mandamento da lei de Deus e representa a energia da Pastoral da Criança”.

Papa Francisco

“Aprendamos a viver a solidariedade. Sem a solidariedade, a nossa fé está morta”.

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis"

A Pastoral da Criança procura levar a informação por onde passa, e considera muito importante a união da comunidade para que ela se torne cada vez mais independente e para que a solidariedade e caridade sejam constantes entre os vizinhos e famílias.