jornada mundial dos pobres lideres visitando comunidade

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é uma das maiores redes de solidariedade no Mundo que trabalha com muito amor e carinho para atender as crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, com acompanhamento permanente realizado pelos líderes voluntários. Além disso, as famílias também são assistidas em suas necessidades, com orientações referentes à saúde, à alimentação, à educação, à nutrição e à cidadania.

Os trabalhos foram iniciados em 1983 pela médica pediatra e sanitarista Dra Zilda Arns e a entidade é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Desde então, as lideranças integram a comunidade na qual atuam, conhecendo a realidade familiar para auxiliar da melhor forma possível, sempre com o intuito de que as famílias sejam agentes de sua própria transformação.

Nesta semana, comemoramos o Dia da Pastoral da Criança e também o Dia do Voluntariado. Por isso, homenageamos nossos líderes e voluntários que dedicam parte de sua vida para cuidar dos mais pobres. Ao exercer essa missão, vocês constroem uma sociedade melhor, com mais Vida e Vida em Abundância!

ENTREVISTA COM: Francisco Ernando Vieira, líder da Pastoral da Criança da Diocese de Itapipoca, Ceará. 

O que é ser voluntário da Pastoral da Criança?

É atender ao chamado de Cristo na missão. Este é um trabalho feito com amor e dedicação no acompanhamento das famílias. Quando trabalhamos com amor, superamos todas as dificuldades. Fico triste quando um líder desiste da missão da Pastoral da Criança, porque está enfrentando algum tipo de problema. Não tenha medo! Diga sim ao chamado de Jesus. Seja um voluntário da Pastoral da Criança.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1575 - 29/11/2021 - Dia do Voluntariado e Dia da Pastoral da Criança

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Como os voluntários da Pastoral da Criança orientam as famílias sobre a importância de ter sempre forte a esperança de uma vida digna e a alegria de viver?

Nós, como voluntários, lideranças da Pastoral da Criança, estamos mensalmente visitando as nossas famílias que assim são acolhidas, que assim são acompanhadas pela Pastoral da Criança, levando assim as orientações às gestantes, famílias e crianças da Pastoral da Criança, nos cuidados com a saúde, educação e cidadania. Esse é o papel do líder, é o papel do voluntário da Pastoral da Criança, de estar caminhando junto com aquela família fazendo com que ela se sinta acolhida, se sinta valorizada e que, assim, possa viver com dignidade, possa ter vida, vida plena, assim como nosso Pai Criador quer que todos tenhamos vida e vida em abundância.

ENTREVISTA COM: Maria Elza Miranda, Coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

Na sua opinião, qual é a missão do voluntariado da Pastoral da Criança no Brasil e em outros países?

Quando o voluntário da Pastoral da Criança realiza sua missão indo casa por casa para visitar as suas crianças, acompanhar as suas gestantes ele está realizando um trabalho de transformação, porque leva esperança para as famílias. As suas orientações ajudam que cada criança tenha todas as possibilidades de desenvolver o seu potencial. O trabalho do voluntário da Pastoral da Criança é importantíssimo, é fundamental para a construção de um mundo justo, um mundo de acordo com a vontade de Deus, onde todas as pessoas têm a dignidade da vida respeitada.

ENTREVISTA COM: Alcione Rodrigues, líder da Pastoral da Criança da Paróquia São João Batista, Diocese de Marabá, Pará.

Como manter um espírito de alegria entre os voluntários na missão da Pastoral da Criança?

Deus nos acompanha quando estamos verdadeiramente enamorados por Cristo. Sentimos o quanto Ele nos ama. E o nosso coração é sempre incendiado pela alegria de servir. Mesmo em meio às dificuldades, Deus atua em nós e nos surpreende ajudando a nos reinventar. Tenhamos sempre essa certeza: Deus caminha ao nosso lado e nunca nos deixa desamparados.

Leia a entrevista na íntegra: 1575 - 29/11/2021 - Dia do Voluntariado e Dia da Pastoral da Criança (.PDF) 

 

Depoimento da líder Lourdes, Diocese de Colatina, Espírito Santo

 

Dra. Zilda

“A Pastoral da Criança tem essa missão de ser fermento na massa, para levar esse país para frente, onde todos tenham seus direitos garantidos e cumpram os seus deveres”.

Papa Francisco

“Ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja. Porque o gênio feminino é necessário em todas as expressões da vida social; por isso deve ser garantida a presença das mulheres também no âmbito do trabalho, e nos vários lugares onde se tomam as decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais”.

1523-dia-do-voluntariado-e-da-pastoral-da-crianca