1314 voluntariado entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Dia da Pastoral da Criança, celebrado em 5 de dezembro, é comemorado juntamente ao Dia Internacional do Voluntário. Data em que renovamos o nosso compromisso em construir um mundo melhor e, reconhecemos e homenageamos o esforço daqueles que se dedicam a levar vida plena a todas as crianças.

Com o apoio e o esforço de cada um dos voluntários, a Pastoral da Criança, desde sua fundação, desempenha um papel essencial em prol da sociedade brasileira e de outros 17 países. A rede de voluntários, formada por mais de 180 mil pessoas, que dedicam seu tempo e conhecimento pelas crianças, são a alma da Pastoral.

Em sua entrevista, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda Alencar, destaca o poder transformador de cada voluntário, tanto para a comunidade, quanto para sua própria vida – ao estimular a autoconfiança e a autoestima das pessoas.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1314 - Dia da Pastoral da Criança / Dia Internacional do Voluntário - 05/12/2016


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Qual é a importância dos voluntários para a Pastoral da Criança?

Os voluntários são a força que move a Pastoral da Criança. Eles unem fé e vida para transformar a realidade ao seu redor. Eles, também, são testemunhas de solidariedade junto às famílias, respondendo o chamado de Jesus para viver uma vocação de auxílio ao próximo e ajudam as famílias a conquistar os seus direitos de cidadãos. O voluntariado da Pastoral da Criança, iluminado pela fé e movido pelo amor de Deus, contribui ativamente para a história da salvação a partir da realidade em que vivem. É Jesus o enviado do Pai, que também os envia em missão e os conduz pelo Espírito Santo.

Como a Pastoral da Criança ajuda na autoestima das pessoas acompanhadas?

A Pastoral da Criança ajuda as pessoas a serem responsáveis, a tomarem atitudes pró-ativas na comunidade e as pessoas se transformam, não esperam que as coisas caiam do céu. Por isso, muitas das pessoas acompanhadas pela Pastoral se tornam líderes que vão ajudar outras pessoas que estão ao seu redor. A Pastoral da Criança valoriza as pessoas através do incentivo e do reconhecimento. Com isso, os líderes ao verem o progresso de seus trabalhos na comunidade crescem em autoestima e autoconfiança.

O que a Pastoral da Criança faz para reforçar a autoestima dos líderes, que são a coluna vertebral da Pastoral?

irma veneranda

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Nós depositamos toda confiança nos líderes. Dizemos que eles são pessoas importantes, que podem mudar a realidade nas comunidades. Pessoas que são capazes de fazer muita coisa pelas crianças e pelas famílias acompanhadas. Hoje, cada líder da Pastoral vibra com o seu trabalho feito com muito amor, carinho e dedicação. Eles estão felizes nesse trabalho e os resultados aparecem.

Qual é a sua mensagem para todos os voluntários do mundo e, especialmente, os voluntários que compõem a Pastoral da Criança?

Os voluntários são necessários em todo o mundo. São a força e a inspiração para todos. No Brasil e em todo o planeta, são milhões de pessoas que dedicam seu tempo e energia para atividades não remuneradas em favor de uma causa ou alguém necessitado. Na Pastoral da Criança, os milhares de voluntários são movidos pela fé que brota de Jesus e pelo amor à vida.

Leia também
Voluntariado não tem idade, tem amor ao próximo
Voluntariado: um caminho para solidariedade, autoconfiança e autoestima

Leia a entrevista na íntegra: 1314 - Entrevista com Irmã Venerando Alencar - Dia da Pastoral da Criança / Dia Internacional do Voluntário (.PDF)