1284 zika entrevista

Até novembro de 2015, microcefalia não era uma palavra muito falada no Brasil. Com a divulgação do crescente número de casos, e a possível relação entre a malformação e o zika vírus, o país passou a ouvir mais sobre microcefalia.

De lá para cá, foram notificados 7.343 casos suspeitos. Destes, 1.271 casos foram confirmados, 2.492 foram descartados, e outros 3.580 ainda estão sendo investigados. Apesar das informações semanais do Ministério da Saúde, muitas dúvidas continuam na cabeça das pessoas, especialmente das gestantes.

Para esclarecer o assunto, a Pastoral da Criança entrevistou a pediatra e infectologista Dra. Marion Burger, que atua na Secretaria de Estado de Saúde do Paraná e na Secretaria Municipal de Saúde do município de Curitiba.

O que é microcefalia?

Se o crânio da criança não cresce adequadamente na gestação, quando ela nasce pode ser diagnosticado o que se chama de microcefalia, isto é, o tamanho da cabeça do bebê é desproporcionalmente menor que o tamanho da estatura, peso e das demais medidas do bebê em relação ao tempo da gravidez e ao sexo dele.

Que relação há entre a zika e a microcefalia?

A partir do momento que foram detectados mais casos de microcefalia no Brasil do que normalmente se via em anos anteriores, investigações foram feitas desses casos, e mostraram que muitas dessas gestantes apresentavam o quadro clínico que poderia ser associado a infecção pelo zika. A partir do relato das gestantes, cujos fetos estavam com diagnóstico de microcefalia, foi feita a pesquisa sobre o vírus. Isso mostrou uma relação direta da presença do vírus zika nas situações em que se diagnosticou microcefalia.

Como a gestante pode se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti?

Usando, em primeiro lugar, roupas que cubram a maior parte da superfície do seu corpo. Roupas de manga longa, calça comprida - de preferência de cor clara para não atrair os mosquitos -, e repelentes que evitam que o mosquito chegue e pique essa pessoa, transmitindo, assim, o vírus da zika, da dengue ou da chikungunya.

O zika vírus pode ser transmitido para o bebê através do leite materno, da amamentação? Mulheres com zika podem amamentar?

Até agora, a orientação tem sido que, mesmo pessoas que estão com infecção pelo zika, podem amamentar.

Leia a entrevista na íntegra: 1284 - Entrevista com Dra. Marion Burger - Zika vírus e microcefalia (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1284 - 09/05/2016 - Zika vírus e microcefalia

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.