bebe dois meses aleitamento materno

Foto: Eli Pio

Aleitamento materno

O leite materno continua sendo o único alimento de que o bebê precisa. Caso a mãe ou outra pessoa da família tenha começado a dar outros líquidos (água, chás, sucos/sumos) ou qualquer outro alimento ao bebê, as pessoas próximas devem incentivá-la a parar com essa prática.

Nesse período é comum o bebê ter cólicas, podendo ficar mais inquieto e chorar mais. Isso acontece porque o intestino do bebê está se adaptando a receber o leite da mãe – antes recebia alimentos pelo cordão umbilical e não precisava digerir os alimentos, os nutrientes já vinham prontos. A mãe deve fazer massagens circulares na barriguinha do bebê e mudá-lo de posição. É importante que todos saibam que essa é só uma fase e que vai passar. É comum o bebê nessa idade ficar um ou dois dias sem evacuar.

A mãe que amamenta não deve fumar, tomar bebidas alcoólicas ou outras drogas. Remédios só devem ser usados com orientação médica. Substâncias do cigarro, da bebida e de alguns medicamentos passam para o leite e podem prejudicar o bebê. Assim, a mãe que amamenta precisa ter mais cuidado, para o seu próprio bem, do seu bebê e também das outras pessoas da família.

Quando a mãe tem mais leite do que seu bebê consegue mamar, pode doar esse leite para um hospital que tenha Banco de Leite. Lá ele será pasteurizado e doado a um bebê que esteja precisando. Verifique se no hospital de seu município tem Banco de Leite e incentive a doação. Doar leite materno é um ato de amor!

Saiba mais: Doação de leite materno: uma ação que salva vidas

Saiba mais:
Cólicas no bebê
Uso de drogas

bebe dois meses olhar

Foto: J. R. Ripper

Quando a mãe ou o pai sorri para o bebê, ele responde com outro sorriso?

Como o bebê pode aprender e se desenvolver

Um bebê que responde ao sorriso da mãe ou do pai demonstra a boa relação que tem com eles e o quanto a atenção dos adultos é importante para ele. O que o bebê mais gosta e precisa é de ficar com a mãe ou com quem cuida sempre dele, pela ligação de confiança que se estabelece entre eles. Se o pai fica sempre com o bebê, esta ligação também se estabelecerá.

Cada bebê tem um jeito próprio de se comunicar com as pessoas. Quando tem fome, cólica ou quer mudar de posição, pode chorar, se agitar ou encolher as perninhas; quando se sente bem, pode sorrir ou sacudir bracinhos e pernas com alegria.

Quando está acordado o bebê fica calmo e feliz se a mãe ou o pai estão por perto. Enquanto trabalham em casa, os pais podem colocar o bebê perto deles para conversar ou cantar para ele. Assim, ele se anima a fazer sons como: “arg, arg, arg” ou “grr, grr, grr”.

bebe dois meses bebe

Foto: J. R. Ripper

Quando a mãe ou o pai movimenta devagar o rosto em frente ao bebê, ele segue esse movimento?

O bebê gosta de mexer e brincar com o rosto e as mãos das pessoas. Ele também já demonstra empenho em dirigir sua atenção e seguir com o olhar o movimento dos pais.

O bebê gosta de olhar, mexer e brincar com as suas mãozinhas, que ficam mais abertas. Ele já pode olhar e pegar as coisas que são colocadas perto de sua mão, como chocalhos e outros objetos coloridos. Leva para a boca tudo o que pega, pois a boca para o bebê é uma fonte de prazer e aprendizagem.

 

ACIDENTES DOMÉSTICOS/ATENÇÃO:
A família precisa ter cuidado para não deixar panos ou plásticos perto do bebê, pois ele pode se sufocar. Fios e cordões perto do berço ou cordão de chupeta em volta do pescoço também são perigosos, pois o bebê pode se enforcar.

 

bebe dois meses cabeca

Foto: J. R. Ripper

Quando os pais colocam o bebê de barriga para baixo, ele levanta a cabeça e os ombros apoiando-se nos braços?

O bebê necessita ficar bem à vontade para aprender a controlar os movimentos do seu corpo. Ele ainda precisa da ajuda de alguém para mudar de posição: para ficar de lado, de barriga para cima ou para baixo. Assim ele pode ver as coisas diferentes ao seu redor, controla cada vez melhor o movimento da sua cabeça e aumenta a força nos braços.

A maioria dos bebês ainda dorme bastante. Mas cada bebê tem o seu tempo de sono, uns são mais dorminhocos e outros menos.

bebe dois meses pai

Foto: J. R. Ripper

Os pais pegam o bebê no colo para acariciar, falar e brincar, mesmo quando ele não está chorando?

O bebê gosta e precisa do carinho de um colo. Gosta de ser tocado, beijado, de ouvir os pais falando e cantando baixinho para ele. O bebê não deve ir para o colo só quando chora, porque assim vai aprender que só chorando é que consegue a atenção dos pais. Bebê é esperto, aprende rápido.

É importante continuar colocando o bebê para tomar banho de sol, sem roupa. Isso ajuda a arejar a pele e estimula o aproveitamento da vitamina D. Essa vitamina ajuda a formar ossos e músculos fortes, prevenindo o raquitismo no bebê.

 

ACIDENTES DOMÉSTICOS/ATENÇÃO:
Crianças pequenas não devem pegar o bebê no colo sozinhas, pois podem machucá-lo ou deixarem ele cair.

 

Tocando o corpo do bebê

bebe dois meses massagem2

Foto: Teotônio Roque

Uma massagem suave em todo o corpo do bebê oferece a ele bem estar, ativa a circulação do sangue e ajuda-o a perceber o seu próprio corpo. Ela é também outra maneira de aumentar a ligação entre o bebê e seus pais.

A massagem deve ser feita:

  • Na barriga, em movimentos circulares;
  • Nos braços, alongando do ombro para a mão;
  • Nas pernas, alongando da coxa para o pé;
  • Nas costas, para cima e para baixo, do pescoço até as perninhas do bebê.

É preciso observar se o bebê está gostando de receber a massagem, pois em alguns momentos ele pode querer ficar sossegado. A massagem pode ser feita antes do banho ou quando a mãe ou o pai tenham um tempo disponível e estejam tranquilos, para poderem aproveitar bem esse momento com o bebê. Pode ser feita também ao ar livre, desde que a temperatura esteja agradável, não haja vento, pois o bebê deve estar sem roupa.
Higiene

bebe dois meses assaduras

Foto: Teotônio Roque

O banho todos os dias protege a pele do bebê das assaduras, que podem infeccionar e causar outras doenças.

Para prevenir assaduras, a mãe pode fazer uma pasta d’água caseira, com amido de milho (maisena) ou polvilho (goma) misturado com um pouco de água fria. Essa pasta deve ser passada na bundinha do bebê, que deve estar seca, após o banho e a cada troca de fralda.

É importante que os pais comecem a fazer a higiene da boca do bebê ainda antes do nascimento do primeiro dente. Essa limpeza é feita com um pano limpo umedecido, que é passado na gengiva, bochechas e língua do bebê após cada mamada. O paninho deve ser usado só para isso e mantido bem limpo. As mãos do adulto precisam estar
bem lavadas.

Pneumonia

Se o médico receitar antibiótico, é direito da criança receber a 1ª (primeira) dose no ato da consulta ainda no posto de saúde.

Saiba mais: Infecções respiratórias e o uso do antibiótico e Campanha - Antibiótico: primeira dose imediata

Sinais de perigo para a saúde de crianças de dois meses a cinco anos

É importante que os familiares saibam identificar os sinais de perigo. Eles devem ficar atentos e procurar imediatamente o hospital se a criança apresentar algum desses sinais: