cartao da gestante

O Cartão da Gestante foi criado no Brasil em 1988, com a função de registrar as principais informações da gestante. O Cartão também é importante para facilitar o atendimento no caso de alguma urgência ou parto antecipado, pois contém o registro do desenvolvimento da gestação durante os nove meses.

Caso a gestante não receba o Cartão da Gestante, ela pode fazer uma reclamação ao Disk Saúde – 0800 611997 – informando o caso, sua cidade e solicitando que o problema seja resolvido.

Tão importante quanto o documento de identificação

O Cartão da Gestante deve ser fornecido a todas as gestantes, tanto na rede de assistência pública como privada, na primeira consulta do pré-natal e deve ser preenchido, mensalmente, com informações como o peso da gestante, vacinação, resultados de cada exame e sintomas apresentados no período. O Cartão da Gestante também é importante para registrar a medida da altura uterina, exame que auxilia a acompanhar o desenvolvimento do bebê no útero da mãe.

A gestante deve solicitar ao seu médico o preenchimento correto e de forma legível dessas informação e carregar sempre consigo, em qualquer ocasião e especialmente em viagens, pois, caso ela necessite de algum atendimento de emergência, o profissional de saúde que lhe atender, poderá analisar as informações e agir com segurança. Também é importante levar o Cartão da Gestante na hora do parto!

Conhecendo o Cartão da Gestante

O Cartão da Gestante é responsabilidade dos municípios, assim como todos os outros serviços de saúde, e com isso não existe um padrão. Normalmente os Cartões apresentam as seguintes informações:

DUM – data da última menstruação;
DPP – data provável do parto;
IG – idade gestacional;
IG DUM – idade gestacional de acordo com a data da última menstruação;
IG USG – idade gestacional de acordo com a ultrassonografia;
AU – altura uterina;
PA – pressão arterial;
BCF – batimentos cardiofetais.

Além dos resultados dos exames realizados durante a gestação, dados de identificação da gestante e o agendamento das consultas.

Leia também
As orientações do pré-natal
Conheça as vacinas mais indicadas para as gestantes
Pré-natal


Mais recentes - Gestação