médico medindo altura uterina da gestanteOlá líder, estamos de volta para conversar sobre uma atividade que você com certeza realiza no decorrer de sua missão na comunidade, que é orientar as gestantes sobre a altura uterina.

Para que serve?

A medição da altura uterina par (AU) serve para avaliar o crescimento do bebê durante a gravidez. Esta medida fornece os dados necessários sobre o tamanho de seu bebê, seu desenvolvimento e a posição que está.

Líder, é um direito da gestante ter sua altura uterina medida e anotada no cartão da gestante e também marcada no gráfico durante as consultas de pré-natal.

Qual é o papel do líder?

Na visita domiciliar à gestante você, líder, verifique no cartão da gestante a anotação do profissional de saúde sobre a Altura Uterina e junto com ela analise o gráfico para orientar sobre o desenvolvimento do bebê.

Se o profissional de saúde não preenche o gráfico do cartão, você, líder, pode com seu cartão da gestante, que recebeu na capacitação do líder, junto com ela, preencher no seu e analisar, como está no  exemplo das páginas do guia 74 e 75.  Caso o profissional de saúde não tenha anotado o valor, oriente para a gestante sobre a importância deste dado estar em seu cartão, e explique que é um direito dela, para que na próxima consulta ela converse com o profissional de saúde para ele anotar a medida.

altura uterina 208 1O que não é o papel do líder?

Medir a barriga da mulher. Somente o profissional de saúde capacitado pode realizar este procedimento. Se o profissional não vem realizando este procedimento, você, líder, pode orientar a gestante sobre este  direito para que ela  converse com o profissional para realizar nas próximas consultas. Pode ser que ela não queira conversar sobre isto no posto por várias razões. Então você, líder, pode:

• Primeiramente conversar no Serviço de Saúde sobre a importância da anotação dos dados da curva uterina no Cartão da Gestante, inclusive para a hora do parto.
• Ter um representante no Conselho Municipal de saúde para que os direitos da população sejam atendidos,  para discutir este e outros problemas.

Anotação na FABS

Pergunta 23
Gestantes que tiveram sua altura uterina medida na consulta pré-natal?
Marcar as gestantes que o profissional de saúde anotou o valor, mesmo que ele não tenha explicado no gráfico para ela.

Pergunta 24
Quantas gestantes estão com a curva uterina abaixo do percentil 10?
Marcar somente  se depois de analisar o gráfico  a medida estiver abaixo do P10. Quando o bebê cresce abaixo do esperado, isto pode ser causado por desnutrição da mãe, pressão alta, hábito de fumar, anemia, entre outras causas.

Pergunta 25
Quantas gestantes estão com a curva uterina acima do percentil 90?
Marcar somente  se depois de analisar o gráfico  a medida estiver acima do  P90. O Crescimento pode ficar acima da curva P90 quando a gestante espera gêmeos, tem diabetes, entre outras causas.

Colaboração: Regina Reinaldin


Mais recentes - Gestação