1443 depressao pos parto entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O milagre de dar a vida a uma criança é um momento de muita alegria e benção, mas também promove muitas mudanças no corpo, na mente e na vida das mulheres e suas famílias. Essas mudanças podem causar melancolia e tristeza que, se não forem cuidadas, podem se tornar depressão pós-parto. Para explicar o que é, como prevenir e tratar a depressão pós-parto, convidamos Damares Mata, Enfermeira e Consultora de Amamentação da cidade de Imbituba, Santa Catarina.

O que é depressão pós-parto?

A depressão pós-parto acontece após o parto, quando, naturalmente, a mulher passa por um período de melancolia. Cerca de 60 a 80% das mulheres experimentam essa sensação, mas depois de um período de 15 dias, se essa tristeza não passa, começamos a desconfiar de uma depressão pós-parto.

Por que a mulher tem depressão pós-parto?

A depressão pós-parto está muito associada com a queda hormonal que acontece após o parto e também com questões muito pessoais da mulher, que está tentando se reencontrar.

Como a família pode ajudar na depressão pós-parto?

O apoio da família é fundamental, porque estão no dia-a-dia ao lado da mulher e podem ajudar de diversas maneiras. A primeira forma de ajudar é dar o apoio no que ela decidir, ouvir sobre o que ela decide e precisa nesse momento. Deixar a mulher cuidar do bebê ou do lar se ela quiser e promover o máximo de conforto para ela, estimular banhos relaxantes e  ajudar nos cuidados com o bebê.

Como ajudar a mulher que tem depressão pós-parto?

É falar para ela que tudo vai mudar. A consulta após o parto já deve estar marcada assim que ela sair da maternidade, não se deve esperar agravar a situação. Assim que a família perceber que essa tristeza está ultrapassando os 10 dias, devem procurar alguém para ela conversar, alguém que ela confie, tal como o obstetra, ginecologista ou psicólogo que talvez ela já conheça e tenha feito tratamentos anteriores.

Leia a entrevista na íntegra: 1443 - Depressão Pós-parto (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1443 - 20/05/2019 - Depressão Pós Parto