1291 antibiotico entrevista

Foto: David Castillo

Nos primeiros anos de vida, as infecções respiratórias formam o maior grupo de doenças que costumam afetar as crianças. São doenças que se espalham com facilidade, passando de uma pessoa para a outra, e podem se manifestar mais de uma vez no organismo da mesma criança.

Uma dessas doenças é a gripe A ou H1N1, como também é conhecida, que voltou a preocupar a população de todas as idades. No início de 2016, mesmo antes do inverno, já havia um surto deste tipo de gripe, com o maior número de casos registrados na Região Sudeste.

A enfermeira da coordenação nacional da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin, apresenta os cuidados para a prevenção dessas infecções respiratórias.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1291 - 27/06/2016 - Infecções respiratórias


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Como se contrai as infecções respiratórias?

A transmissão acontece por via respiratória, geralmente, pela inalação de partículas que ficam no ar. Por esse motivo, é muito importante tomarmos certos cuidados ao tossir, ao respirar quando estamos doentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a desnutrição infantil, o baixo peso ao nascer, a falta de amamentação materna e a poluição do ar são alguns fatores que aumentam as chances da criança desenvolver as infecções respiratórias.

Uma das infecções respiratórias é a gripe A. Como se prevenir dessa gripe?

Para prevenir a gripe A, temos que lavar frequentemente as mãos com sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou respirar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não colocar as mãos nos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos coletivos que podem estar contaminados; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; procurar atendimento médico se surgirem os sintomas da gripe A.

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

A mãe que tem gripe A pode amamentar o bebê?

O vírus H1N1 se transmite de pessoa a pessoa de forma muito parecida com o vírus da gripe comum. Sendo assim, mães que estejam amamentando devem lavar as mãos com frequência, não tossir nem respirar sobre o bebê, mas devem continuar amamentando.

Saiba mais: Seu filho sofre com infecções respiratórias nesta época do ano?

Leia a entrevista na íntegra: 1291 - Entrevista com Regina Reinaldin - Infecções respiratórias (.PDF)

Mais recentes - Criança