acompanhamento nutricional comeca a apresentar resultados positivos 3

Acompanhamento nutricional na comunidade Cercadinho, em Campo Largo - PR

Acompanhamento nutricional da Pastoral da Criança começa a apresentar resultados positivos

Desde 2010 a Pastoral da Criança está trabalhando o acompanhamento nutricional, ação em fase de expansão para todas as comunidades do país. Atualmente, quase 11 mil crianças cadastradas na Pastoral da Criança estão recebendo este acompanhamento, isto é, sendo pesadas e medidas a cada três meses.

Em todas as comunidades que já estão desenvolvendo a ação, são vários os exemplos de crianças que estavam fora do peso e hoje estão dentro do considerado padrão para a sua idade.

Maria Aparecida Santos Borges, líder da Pastoral da Criança na comunidade Cercadinho, em Campo Largo/PR, já tem vários exemplos de crianças que estão melhorando a sua saúde, “com o novo sistema ficou bem mais fácil identificar as crianças que estão fora do padrão”, relata a líder com mais de três anos de atuação na Pastoral da Criança.

Das crianças que acompanha, Maria Aparecida destaca o caso do menino Natanael, de três anos de idade, que estava com sobrepeso. Três meses após iniciar o acompanhamento, Natanael já esta com o peso adequado para a sua idade. “Desde que identificamos o sobrepeso do Natanael, começamos a conversar mais com a mãe. Nas visitas domiciliares, reforçamos as orientações de uma alimentação saudável e da importância dele brincar, gastar energia”, conta Maria Aparecida.

acompanhamento nutricional comeca a apresentar resultados positivos 2

Maria Aparecida Santos Borges, líder da Pastoral da Criança com criança acompanhada.

A mãe de Natanael, Geise Aparecida, também notou as diferenças no comportamento do filho, “agora ele tem mais energia para brincar”. Geise conta que o filho está aceitando melhor as frutas e legumes e que até a escolinha notou a diferença, pois Natanael está “comendo de tudo”.

No Brasil, das quase 11 mil crianças que estão recebendo o acompanhamento nutricional, 11,2% estão acima do peso, com obesidade ou sobrepeso e 2,2% são desnutridas. Esses números reforçam a preocupação da Pastoral da Criança com a saúde das crianças e a necessidade de informar cada vez mais, país e familiares, sobre a importância de uma alimentação saudável, iniciando já na gestação, e a atenção especial aos primeiros mil dias da criança.

 

 

Dra. Zilda

"Líder, sua missão é exercida enquanto fala que a alimentação da gestante e da criança deve ser rica em ferro, vitaminas e sais minerais, que o aleitamento materno é fonte de saúde e de educação para o amor."

Papa Francisco

"É necessário encontrar modos para que todos possam se beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que aumente o abismo entre quem mais tem e quem deve se contentar com as migalhas, mas sobretudo, por uma exigência de justiça, equidade e de respeito pelo ser humano.”

Conheça as cartelas de Orientação Nutricional 
Renault apoia projeto de Acompanhamento Nutricional (Vigilância Nutricional) da Pastoral da Criança
Projeto de Acompanhamento Nutricional (Vigilância Nutricional) terá apoio da Secretaria de Saúde do DF
Alimentação saudável e nutritiva promove vida em abundância

Nossas histórias

Acadêmicos auxiliam no projeto de Acompanhamento Nutricional (Vigilância Nutricional) em Maringá (PR)
Hortas caseiras e alimentação saudável diminui mortes de crianças em Sergipe
Setor de Caetité (BA) inicia projeto Acompanhamento Nutricional (Vigilância Nutricional)