1456 - hortas caseiras

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Os líderes da Pastoral da Criança estimulam o cultivo de hortas caseiras e comunitárias em suas comunidades, pois sabem da importância ambiental, nutricional e financeira que essas hortas tem para as famílias que acompanham. Ter uma horta em casa é muito fácil, acessível e qualquer pessoa pode cuidar. Para conversar sobre isso, convidamos o Marcio Mattos Mendonça, Coordenador da AS-PTA Agricultura familiar e agroecologia do Rio de Janeiro.

Quais são os tipos de hortas mais comuns?

Há hortas feitas em quintais e lages, mas, além desses tipos de hortas feitas no espaço da família, existem hortas nos espaços institucionais, tais como escola, espaços de saúde e até em terrenos baldios e desocupados nas cidades. São as hortas comunitárias. Existem inúmeros tipos de hortas que podem ser considerados.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1456 - 19/08/2019 - hortas caseiras, urbanas e agricultura familiar


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Como fazer uma horta em pequenos espaços?

É possível fazer uma horta em quase todos os espaços, só precisa de um pouco de luz solar e qualquer recipiente serve, como um pote ou uma lata, tem gente que faz até em carrinho de mão quebrado, qualquer recipiente que você possa colocar terra, serve. Tem que furar embaixo para que a água não acumule, fazer uma pequena drenagem com pedrinhas e uma terra de boa qualidade, que é mais escura.

Como envolver a família em todo esse processo?

É importantíssimo envolver todos. A maior parte das pessoas que fazem a agricultura urbana são as mulheres e o envolvimento da família deve ser conversado dentro de casa. As crianças que crescem no ambiente urbano tem, com a agricultura familiar, uma oportunidade de se reconectar com a agricultura mexendo na terra, conhecendo as plantas, os bichinhos, e é muito importante ela acompanhar a colheita também, essa motivação é necessária para animar a família e a comunidade.

Existe algum tipo de apoio ou subsídio que as pessoas podem procurar para fazer a sua horta? Onde encontrar esse auxílio?

É importante procurar e encontrar, localmente, grupos que estimulam as hortas caseiras. A Pastoral da Criança está presente no Brasil todo e tem um excelente estímulo às hortas caseiras.

Leia a entrevista na íntegra: 1456 - hortas caseiras, urbanas e agricultura familiar