1442 sobretaxacao de bebidas acucaradas entrevista

Foto: Marcello Caldin

Que uma alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento de crianças e bebês é essencial nós já sabemos. Produtos açucarados devem ser evitados em qualquer idade, mas você sabia que existe uma faixa etária onde o consumo de açúcares pode prejudicar ainda mais a criança? Para falar mais sobre isso, convidamos a Ana Paula Bortoleto, Líder do Programa de Alimentação Saudável do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC)

Quais são os perigos do açúcar para bebês e crianças?

1442 sobretaxacao de bebidas acucaradas ana paula bortoleto

Ana Paula Bortoleto

O açúcar refinado traz muitos riscos para a saúde. Nessa faixa etária, o ser humano desenvolve o paladar e o próprio organismo ainda está em desenvolvimento, então oferecer açúcar na primeira infância faz com que a criança acostume com o paladar doce e busque consumir cada vez mais esses produtos. Quanto maior o consumo de açúcar dessa criança, maior o risco de sobrepeso, alteração dos níveis de sangue de alguns tipos de gordura. Por isso, a recomendação é que a criança não consuma nada de açúcar até os 2 anos.

Quais são os alimentos que mais contém açúcar?

Costumam ser bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos de pózinho, bebidas lácteas, também alimentos como biscoitos, bolachas, bolos, balas e todos os tipos de guloseimas possuem muito açúcar.

Quais são as suas dicas para diminuir o consumo de açúcar?

Dá para começar diminuindo o consumo de produtos processados como as bebidas açucaradas, consumindo em menor quantidade, menos dias, já é um grande passo. Ao conseguir reduzir esse consumo, o paladar vai se adaptando para se acostumar a comer e beber coisas com menos açúcar e assim se torna possível mudar o estilo de vida.

É importante ler os rótulos dos alimentos?

É um hábito fundamental para escolher produtos com menos açúcar. Ler a lista de ingredientes é importante, quando o primeiro item da lista for o açúcar, isso quer dizer que tem mais açúcar do que qualquer outro item naquele produto.

Leia a entrevista na íntegra: 1442 - Sobretaxação de bebidas açucaradas (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1442 - 13/05/2019 - Sobretaxação de bebidas açucaradas