colher do soro caseiro da pastoral da crianca

Água: fonte de vida e saúde!

O Brasil é um país tão rico, onde infelizmente ainda vivem milhões de pessoas em estado de grande miséria. Nos grandes bolsões de pobreza, muitas crianças menores de cinco anos morrem por causas que poderiam ser facilmente prevenidas.

A diarreia ainda mata cerca de 3 milhões de crianças nos países em desenvolvimento, de acordo com dados da  Organização Mundial de Saúde (OMS). A desidratação pode levar à morte devido a perda de água, sais minerais e potássio. Quando cuidadas adequadamente, a maior parte das crianças com diarreia evolui sem desidratação e, dentre aquelas que desidratam, 95% podem ser reidratadas por via oral. O soro caseiro é a maneira mais rápida de evitar a desidratação em adultos e crianças.

O soro caseiro na Pastoral da Criança

No início da Pastoral da Criança, a desnutrição, a fome e a desidratação eram as principais causas de mortes infantis. Para reverter esse quadro, a Pastoral da Criança adotou o uso do soro caseiro e dos sais de reidratação oral.

Dra. Zilda

“Vamos visitar para partilhar a solidariedade e o conhecimento que todas as líderes têm de como cuidar melhor das gestantes e das crianças para se desenvolverem com saúde”.

Papa Francisco

“Agentes pastorais realizam uma tarefa imensa acompanhando e promovendo os excluídos em todo o mundo, ao lado de cooperativas, dando impulso a empreendimentos, construindo casas, trabalhando abnegadamente nas áreas da saúde, desporto e educação”.

O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar. O soro deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. A missão do líder da Pastoral da Criança não é só dar informação para a família acompanhada, é muito importante estar ao lado da mãe até que ela tenha confiança no Soro Caseiro. Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso orientá-los a oferecer o soro sempre e em pequenas quantidades, observando os sinais de melhora.

Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para o preparo. As colheres são distribuídas gratuitamente para as famílias, com crianças e gestantes, acompanhadas pela Pastoral da Criança no Brasil e nos demais 11 países em que a Pastoral da Criança atua.

Saiba mais:

como preparar o soro caseiro da pastoral da crianca

Colher-medida do soro caseiro

A colher-medida do soro caseiro, adotada pela Pastoral da Criança, é plástica, com as medidas exatas de sal e açúcar, que devem ser adicionadas a um copo de 200ml de água limpa.

O preparo do soro caseiro leva duas medidas de açúcar e uma de sal.

Faça aqui para fazer download deste vídeo.

Importante: o soro deve ser oferecido com colher ou no copo, e a quantidade feita deve ser tomada dentro de 24 horas. Se for necessário tomar soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

22º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”

A Pastoral da Criança estimula todas as famílias a terem uma alimentação mais natural, com alimentos frescos, orgânicos e bem higienizados. A hidratação constante, principalmente de crianças, com àgua potável, também é reforçada para evitar problemas de saúde, como a desidratação e a diarréia. Uma das medidas tomadas é o treinamento sobre Hortas Caseiras, levado até as famílias pelos líderes que caminham lado a lado na missão de levar vida plena.