1310 educacao nutricional cpf

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A ação de Acompanhamento Nutricional possibilita determinar, por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) - que relaciona peso, altura e idade, o diagnóstico nutricional das crianças. Assim, permite que os voluntários orientem da melhor maneira os pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física e encaminhamento para a unidade de saúde, quando necessário.

Os voluntários da Pastoral da Criança capacitados para a ação do Acompanhamento Nutricional, junto ao voluntário de informática, fazem a cada 3 meses, no dia da Celebração da Vida, a pesagem das crianças (em balança aprovada pelo INMETRO), medem a altura de acordo com a idade, no aparelho chamado estadiômetro e salvam os dados no programa de computador. O aplicativo (que funciona também em tablets e celulares) mostra o estado nutricional da criança e a cartela de orientação que deve ser entregue para os responsáveis. 

Dra. Zilda

“Uma comunidade justa e fraterna, deve contemplar o saneamento básico, a segurança alimentar, o bom funcionamento do SUS, as escolas de boa qualidade e com reforço escolar, as áreas de lazer, a educação para o trabalho e tantos outros”.

Papa Francisco

“Numa sociedade marcada pelo conflito, a convivência difícil entre culturas diversas, a prepotência sobre os mais fracos, as desigualdades, somos chamados a oferecer um modelo concreto de comunidade que, mediante o reconhecimento da dignidade de cada pessoa e a partilha do dom que cada um é portador, permita viver relações fraternas”.

Hoje, mais de 74 mil crianças são beneficiadas pela ação em diversas comunidades no Brasil. A coordenadora Vânia Lucia Baptista da Silva do setor de Campanha (MG), um dos que realiza a ação, fala: “O Acompanhamento Nutricional chegou na minha comunidade esse ano, juntos nós fizemos o trabalho de adaptação com as líderes, inserindo na comunidade devagarzinho. Hoje, já estamos indo para a segunda pesagem, com todos os dados completos, assim poderemos dar informações mais completas para os pais. Essa é a importância do Acompanhamento Nutricional, podermos explicar para as mães sobre alimentação, conversar sobre diabetes infantil, sobre colesterol e obesidade, tudo com base na situação real da criança”.

“A ação é realmente ótima, você também pode dizer para as mães levarem as fichinhas no posto de saúde, para o pediatra ou até mesmo para a nutricionista da escola, para ter essa segunda opinião de um especialista. O acompanhamento mostra para as mães que só queremos ajudar e mostrar os benefícios de uma alimentação e de uma saúde melhor”, complementa a coordenadora.

O Acompanhamento Nutricional está sendo implementado em todo o Brasil. Se você tem interesse em contar com essa ação na sua paróquia ou diocese e participar de mais uma iniciativa da Pastoral da Criança, procure a coordenação estadual da sua região.

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

O Acompanhamento Nutricional, ação da Pastoral da Criança, contribui para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, que deverão ser alcançados pelos países membros nos próximos anos. Sua relação se dá por meio do 3º objetivo, que tem assegura “uma vida saudável e promove o bem estar para todos, em todas as idades” e com o 2º, que tem como proposta a fome zero e a segurança alimentar. É preciso combater a fome e os alimentos ruins para a saúde, para garantirmos vida plena para todas as crianças.

Mais recentes - Missão