dra zilda arns neumann pastoral da crianca

Criança

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los. “
“As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.”
“Deve-se valorizar o leite do peito, que protege a criança, alimenta-a e lhe dá a grande experiência do verdadeiro amor, alicerce da segurança afetiva e do desenvolvimento”.
“Gostaria de lhe dizer que as crianças que mamaram no peito e receberam muito amor, sentem mais facilidade em se dar bem com as pessoas para o resto da vida”.
“Para construir a paz é preciso começar com a criança desde a gestação. Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transformem em sementes da paz.”
“Vamos educar nossas crianças com amor, pois esse amor se converte em gestos de fraternidade para o Brasil e o mundo”.
“O pai também exerce papel importante para que a criança seja criada num ambiente de amor e fraternidade; precisamos escutá-lo e motivá-lo a abraçar essa sua missão”.
“Agradeço a Deus porque você tem consciência de que as crianças são o futuro do Brasil e do mundo.”
“O melhor resultado para a paz nas famílias é cuidar bem das crianças, para que elas tenham oportunidade de se desenvolver, tenham saúde, alegria de viver e fé em Deus.”
“Cada criança é uma benção de Deus para o mundo”.
“Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”.

comunidades e liderancas

Comunidades e Lideranças

“A Pastoral da Criança tem essa missão de ser fermento na massa, para levar esse país para frente, onde todos tenham seus direitos garantidos e cumpram os seus deveres”.
“Os serviços de saúde devem favorecer o acesso, ter boa qualidade e atender de forma humanizada, com carinho, respeito e dignidade”.
“Você sabe que é a pessoa mais importante em tudo isso. De minha parte, quero lhe falar: já estou satisfeita e agradeço a Deus por tudo principalmente por você existir e ser o que você é”.
“Reconhecendo e desenvolvendo a sua capacidade de amor e, portanto, de transformação, a Pastoral da Criança deposita na mulher a confiança da mudança e que ela seja a grande agente de sua promoção e da sua família”.
“Quando vejo, depois de anos de intenso trabalho, como a Pastoral da Criança se expandiu, como formou uma rede de solidariedade, como formou uma verdadeira família, acredito sempre mais no amor de Deus por nós, em sua sabedoria e graça ao conduzir tão bem a Pastoral da Criança”.
“Você já notou como a gente deve estar atento ao sofrimento humano? Quando você faz visita às famílias, no dia da Celebração da Vida, quando se identifica o peso e se fortalecem os laços de fraternidade, juntos podemos fazer muito mais do que sozinhos”.
“Quanta violência hoje é gerada por falta do mínimo necessário às famílias! Com fé em Deus e confiança em nosso trabalho, conseguiremos fazer maravilhas em nossa comunidade, para que se torne mais justa e fraterna, a serviço da vida e da esperança“.
“Um carinhoso abraço pra todas que me ouvem. Especialmente, para as líderes, essas pessoas maravilhosas que Deus colocou no caminho das crianças e das famílias.”
Voluntariado: “Esse é o melhor e mais abençoado dos trabalhos, porque é feito com puro amor, dedicação total, fé em Deus, procurando sempre aprender mais para ensinar mais, nessa rede de solidariedade humana”.
“Talvez seja esse o segredo da Pastoral da Criança: milhares e milhares de líderes comunitários dizem que são tão felizes nesse trabalho cotidiano de fé e vida, em busca da transformação de suas comunidades”.
“Em cada situação, os líderes da Pastoral da Criança vão demonstrando ser verdadeiros discípulos missionários”.
“Na Pastoral da Criança, você é aquele anjo, ungido por Deus para a missão especial de garantir a vida e a dignidade das crianças em sua comunidade e no país”.
“Cada um realiza uma bela e importante missão na comunidade onde vive. É justamente essa missão de fé e vida que está transformando o país”.
“Você já pensou que maravilha viver numa casa, numa comunidade, onde todos se entendem, se acolhem, se amam e se perdoam? Isso é possível!“
“O líder da Pastoral da Criança acompanha, ora, vigia, como o Bom Samaritano que busca o bem e a saúde de quem precisa”.
“Você, líder, é a pessoa mais importante do país, pois trabalha com amor, garra e dedicação multiplicando o saber e a solidariedade entre aqueles que mais precisam.”
“Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade. “

Visita Domiciliar

Visita Domiciliar

“Feitas com amor, as visitas são bênçãos que ajudam na construção da paz”.
“Leve à gestante a Palavra de Deus, a certeza de que Deus a ama e de que a vida que ela carrega em seu ventre é abençoada, é graça, dom de Deus”.
“No acompanhamento da gestante mês a mês, através da visita domiciliar, você está melhorando o mundo, pelo benefício que leva à gestante e à criança, na partilha do saber e do amor fraterno”.
“Além do acompanhamento da gestante, é muito importante que você, líder, converse com os articuladores, o pessoal do Conselho de Saúde, para ver se o atendimento oferecido pelo Sistema de Saúde local está de acordo com as necessidades do pré-natal”.
“Líder, como é maravilhoso o seu trabalho, tão humilde, tão simples e que, por ser feito com tanto amor e dedicação, faz verdadeiros milagres, em busca de vida plena para todos”

paz e solidariedade

Paz e Solidariedade

“A caridade é o maior sinal concreto da nossa fé, é o maior mandamento da lei de Deus e representa a energia da Pastoral da Criança”.
"É sempre a arte e a técnica de multiplicar o saber e a solidariedade com muito carinho, porque é isso que todos precisam".
“A solidariedade é a grande alavanca para a paz”.
“No fundo, quando se olha a Pastoral da Criança, sente-se o perfume que só brota do amor, da solidariedade”.
“Assim, unidos, somando esforços, continuamos a fortalecer essa rede de solidariedade humana, a serviço da vida e da esperança”.
“A paz começa dentro de cada pessoa e é transmitida aos outros”.
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.”
“(...) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas.”
“A gente sabe que para haver paz no mundo, é preciso haver justiça”.
“Líder, são muitos os instrumentos que você tem em mãos para falar de paz, para ser um portador de paz junto às famílias“.

“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias” (Jornal 200).

espiritualidade

Espiritualidade

“A Campanha da Fraternidade é um esforço de toda a Igreja em favor da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, a serviço da vida e da esperança, conforme aprendemos nos ensinamentos de Jesus.”
“O segredo e a alma da transformação não estão apenas no repasse do conhecimento de ações básicas de saúde, mas na vivência do amor de Cristo, que veio para dar a vida, a vida em abundância”.
“A mística cristã é essa intimidade com Deus, essa força interior. Somos ungidos por Deus para construir a Paz, que é a conquista da cidadania, isto é, quando a pessoa cumpre suas obrigações e tem acesso aos seus direitos”.
“Como é bom transmitir amor e alegria a todos, o mesmo amor que Jesus demonstra por cada um de nós”.
“Que o bálsamo do dever cumprido nunca lhe falte e lhe faça muito feliz”.
“Que Deus abençoe você, sua família, sua comunidade. E derrame sobre você a força e a graça para perseverar na mais bela das missões, cuidar da vida plena para todos”.
“Páscoa significa vida nova. É acreditar na força e presença de Cristo Ressuscitado que nos fortalece, orienta e conduz“.
“Que você sinta sempre em seu coração a alegria que a Páscoa traz, de renovação da fé, da vida e da esperança”.
“É Jesus que vem no Natal e não o Papai Noel. É importante ensinar isso às crianças para que elas cresçam sabendo o verdadeiro sentido do Natal”.
“O Natal é luz para nossos corações, não é comércio, nem presentes. É Jesus que vem para alegrar os nossos corações e nos tornar todos irmãos”.
“Para que a gente seja feliz, é preciso que a gente ame com ardor missionário a todos que Deus nos confiou”.
“Temos que agradecer a Deus por tantas bênçãos alcançadas ao longo desses anos de trabalho, amor e de dedicação”.
“Que Deus abençoe a cada um que se dedica a garantir a qualidade de vida para todos”.
“Quando a gente se esforça, Deus parece que está mais perto”.

cidadania

Cidadania

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país”.
“As crianças são prioridade absoluta, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente, e merecem carinho, atenção e respeito”.
“Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores”.
“A construção de um mundo justo e fraterno nasce no coração de cada pessoa e das atitudes positivas que vão ao encontro do próximo, principalmente da criança. Uma delas é colocar-se a serviço como voluntário”.
“Não podemos esquecer também das políticas públicas, de lutar pela melhoria da qualidade de vida de nossas famílias, melhor assistência pré-natal, ao parto e melhores escolas“.
“A luta deve continuar para haver políticas públicas que gerem oportunidades iguais para todos”.

amor

Amor

“Sei que posso contar com a sua colaboração para isso, pois tenho certeza que o amor, que tudo pode, e que você traz dentro de seu coração, por obra e graça de Deus, vai ajudar você a colaborar na transformação da vida de tanta gente”.
“Estamos vencendo na medida em que perseveramos no amor”.
“Para que a gente seja feliz, é preciso que a gente ame com ardor missionário a todos que Deus nos confiou. Quanto mais a gente se dedica, mais amor a gente sente.”
“Louvo a Deus por você existe e pelos seus gestos de amor verdadeiro, nunca medindo esforços para cada vez mais ajudar as famílias a cuidarem melhor de seus filhos e as gestantes a terem uma gestação saudável.”

familia

Família

“A dengue não acaba se a família não fizer a sua parte”.
“Você transforma o país quando educa as famílias para cuidarem melhor de seus filhos.”
“O pai também exerce papel importante para que a criança seja criada num ambiente de amor e fraternidade; precisamos escutá-lo e motivá-lo a abraçar essa sua missão”.
“Quando você ensina as mães e famílias a cuidarem melhor dos filhos, você está construindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças.”
“Em um lar sem brigas, as crianças crescem mais seguras, mais felizes e os adultos e sentem mais apoiados e confiantes no futuro”.