1299 dra zilda soro cpf

A Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa, escolheu como missão a vida. Desde 1983, a pediatra e sanitarista lutou em prol das crianças, dos idosos e de um mundo melhor, e mais importante, serviu como exemplo para milhares de pessoas.

Seus projetos se basearam no Evangelho de São João (Jo 6, 1-15), que narra o milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas. Foi por meio da multiplicação do conhecimento e da solidariedade que seu trabalho se concretizou e principalmente, está eternizado em cada um dos 175 mil voluntários da Pastoral da Criança, que acompanham mais de 1 milhão de crianças menores de 6 anos, 60 mil gestantes e mais de 860 mil famílias, em 3.665 municípios brasileiros (dados do primeiro semestre de 2016).

História em vídeo

Por iniciativa e com o apoio da Pastoral da Criança, a Bizum Comunicação, produtora sediada no Rio de Janeiro e dirigida pelo jornalista e documentarista Ernesto Rodrigues, fez um documentário biográfico de longa metragem sobre a vida e a obra da Dra. Zilda. “O Sonho de Tipsy” começou a ser produzido em 2014 e inclui registros documentais, fotográficos e audiovisuais. Também conta com depoimentos inéditos de mais de 50 personalidades, profissionais, líderes de instituições e amigos que foram protagonistas ou testemunhas de momentos marcantes de sua vida. Todo esse material também está sendo transformado em livro, que será lançado posteriormente.

Dra. Zilda

“Líder, como é maravilhoso o seu trabalho, tão humilde, tão simples e que, por ser feito com tanto amor e dedicação, faz verdadeiros milagres, em busca de vida plena para todos”.

Papa Francisco

“Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.

Além do registro histórico, a proposta do documentário é que mais pessoas possam conhecer a trajetória da Dra. Zilda e se inspirar ainda mais para dar continuidade ao trabalho que ela começou, tão importante para o Brasil e outros países que também adotaram a metodologia de acompanhamento de crianças, gestantes e famílias. Durante os Encontros Regionais realizados no primeiro semestre de 2016, mais de 400 cópias do documentário foram distribuídas para coordenadores diocesanos da Pastoral da Criança de todos os estados, para que os voluntários pudessem promover sessões especiais em suas paróquias. E mais de 1000 DVDs foram enviados para as equipes locais, para que pudessem disponibilizar em suas comunidades e ter mais uma fonte de recursos para auxiliar nas ações realizadas.

O documentário e também um kit com DVD e mais um livro (Dra. Zilda: Vida plena para todas as crianças) podem ser adquiridos no Museu da Vida, pelos valores de R$25,00 e R$35,00, respectivamente.

A equipe de comunicação da Pastoral da Criança também presta sua homenagem neste mês de aniversário de sua fundadora. Confira o vídeo sobre o exemplo da Dra. Zilda Arns, com depoimentos de voluntários de diversas regiões, gravados durante o final de semana da Celebração Dra. Zilda, em janeiro de 2015.

Memorial Dra. Zilda

Esta trajetória pode ser acompanhada no Museu da Vida, localizado junto à coordenação nacional da Pastoral da Criança, na cidade de Curitiba (PR). O Memorial Dra. Zilda, exposição permanente do Museu, é um espaço dedicado à memória e ao trabalho da médica. Nele, é apresentado desde sua infância até o escritório em que ela trabalhava na Pastoral da Criança, preservado da mesma forma que ela deixou, antes de sua última viagem. Também estão expostos documentos, fotografias, diplomas e trechos de seu último discurso, realizado no Haiti, imortalizado na voz da atriz Marília Pêra.

Mais recentes - Missão