menino de fraldaNos mais de 30 anos de atuação em comunidades de todas as regiões do Brasil, a Pastoral da Criança já acompanhou diversas mudanças na sociedade, incluindo avanços na área da saúde e a transformação de maneiras que auxiliam no cuidado com as crianças, no dia a dia das famílias. Um deles é a fralda.

Ana Ruth Rezende Goes – missionária leiga que há muito tempo atua na Pastoral da Criança e atualmente é secretária do Conselho Diretor – comenta sobre as diferenças em relação  aos tipos de fraldas ao longo dos anos e o papel das voluntárias nas orientações de uso. “Antigamente, eram de pano e nossas líderes ajudaram bastante as famílias de maneira especial na questão da higiene. Era costume as mães colocarem as fraldas para secar quando a criança fazia xixi e depois usarem novamente”, relata. E os voluntários explicavam que isso não é recomendável, pois compromete a saúde da criança.

Cuidados de higiene

Por isso, um dos principais trabalhos educativos das líderes, no início da Pastoral da Criança, tem relação com essas orientações de higiene, como ensinar a lavar as mãos antes e depois de cuidar da criança e utilizar água corrente. “Normalmente usavam a bacia e, como sabemos, os germes permanecem na água e, consequentemente, nas mãos”, conta Ana Ruth.

Dra. Zilda

“As ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, banhadas pela mística da fraternidade, do amor, tem como objetivo que as crianças sejam estimuladas em seu desenvolvimento físico, social, mental, espiritual e cognitivo, para serem felizes, se darem bem com todos, serem justas e sem preconceito”.

Ana Ruth lembra que quando houve a disseminação das fraldas descartáveis, algumas famílias, mesmo sem ter condições de comprar, demonstraram muita ansiedade para adquiri-las, pois representavam um item de luxo e as propagandas de televisão, na época, eram mais enfáticas. Sendo um material caro, também era necessário explicar o limite de utilização dessa fralda, para que não utilizassem a mesma em excesso. “Acontecia que algumas mães colocavam uma fralda descartável durante o dia e deixavam praticamente o dia inteiro, o que provocava muita assadura”.

Chá de Fraldas

Ana Ruth também se recorda que a dificuldade inicial para comprar levou ao surgimento do costume de realizar o “Chá de Fraldas”, confraternização que tem a finalidade de  mobilizar amigos e integrantes da família que vai receber um bebê.

Vale pontuar, no entanto, que mesmo tendo se tornado um item mais acessível nos últimos anos, muitas famílias ainda vivem a realidade das fraldas que podem ser reutilizadas. “Tem muitas mães humildes na comunidade, que ainda usam fralda de pano”, diz Eliene Santos da Silva Albuquerque – líder da Pastoral da Criança na Diocese de Jardim, em Aquidauana (MS). No mês passado, ela participou de um Chá de Fraldas de uma mãe acompanhada que pediu que as pessoas que pudessem contribuir lhe presenteassem apenas com fraldas no modelo antigo, pois não teria condições de manter a quantidade necessária das descartáveis.

O papel dos pais

A partir de sua experiência como líder e coordenadora na Paróquia do Divino Espírito Santo, em São Luís (MA), Cecília Alves Feitosa notou que, mesmo com a tecnologia de hoje em dia, nem todos os pais encaram bem esse aspecto da criança que é ligado às necessidades fisiológicas. Ela viu muitos casos em que precisou “dar alguns toques para os pais”, avisando que a criança já estava pronta para deixar de usar as fraldas (mas que ainda usava, por comodismo ou falta de atenção dos adultos). “Uma vez, encontrei um menino de 8 anos que ainda dormia de fralda. Com jeito, expliquei para a família que era até anti-higiênico”.

Cecília ressalta que ensinar a criança a ir ao banheiro sozinha tem a ver também com o desenvolvimento infantil e estimula a autonomia da criança: “Assim como comer de garfo e faca e outras coisas que a criança pode desempenhar sozinha conforme vai ganhando idade”. Por isso, observar o comportamento dos filhos é sempre um indicativo importante do tempo de transição de uma fase para outra da vida.

Saiba mais: História das fraldas descartáveis

Foto: Photostock

 

Mais recentes - Missão