infeccao urinaria na gestacaoCom o crescimento do bebê, o útero começa a apertar a bexiga e, por isso, a gestante tem vontade de urinar toda hora.

Conforme o útero aumenta, ele ocupa mais espaço e pode apertar também o canal da urina. Isso cria condições para que a urina fique parada e favorece o aparecimento de infecção urinária. É bom que a gestante vá ao banheiro sempre que sentir vontade e esvazie bem a bexiga.

Se a gestante se queixar de dor na barriga ou ardência ao urinar, pode ser sinal de infecção. Nesse caso, ela deve ser encaminhada para o serviço de saúde, mesmo que não seja o dia marcado para sua consulta, para conversar com o médico. Mas pode haver infecção urinária mesmo sem a gestante apresentar sintomas, por isso é muito importante fazer o exame de urina. O exame de urina faz parte do acompanhamento pré-natal.

selo guia do lider1A infecção urinária é frequente e fácil de ser solucionada durante a gravidez. Se não for tratada a tempo pode provocar aborto, infecção nos rins e parto antes do tempo (prematuro).

Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)

 


Mais recentes - Gestação