bebe

Dormir de barriga para cima é mais seguro

Se existe um assunto polêmico é esse: qual é a posição correta para o bebê dormir? As opiniões divergem. Avós, vizinhos, familiares e amigos muitas vezes acabam deixando os país do bebê recém-nascido muito inseguros sobre esse tema. Até mesmo alguns pediatras têm opiniões diferentes. O que fazer então? O melhor é se ater aos fatos. É fato que a síndrome da morte súbita dos bebês acontece no primeiro ano de vida e supreende a todos sem aviso. O bebê é colocado para dormir e não acorda mais. O que aconteceu? O diagnóstico é por exclusão. Ninguém sabe ainda com certeza a causa, mas estudos científicos já comprovaram que a posição em que o bebê é colocado para dormir tem grande influência nessas mortes.

Uma morte que em muitos casos pode ser prevenida

Estudo recente mostrou que 85% dos casos de morte súbita acontecem com bebês que dormem de barriga para baixo ou que dormem junto com outras pessoas. Dormir em colchões e travesseiros muito macios aumenta 20 vezes o risco. Bebês excessivamente agasalhados, que dormem em quartos muito aquecidos, correm perigo maior quando colocados com a face para baixo, porque a face é uma fonte importante de eliminação do calor nas crianças. Estão associadas com a síndrome algumas características genéticas, ligadas às funções cardíacas e respiratórias, no equilíbrio energético e na resposta às infecções. Além disso, bebês que estiveram expostos ao fumo, álcool e drogas ilícitas na vida intrauterina, ou à fumaça do cigarro e fogão de lenha depois do nascimento, são especialmente propensos.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
Programa de Rádio 1187 - Bebê deve dormir de barriga para cima


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Diversos países realizaram campanhas para orientar as famílias sobre a importância de colocar o bebê para dormir na posição correta, ou seja, de barriga para cima. A família normalmente tem medo de que se a criança vomitar, estando de barriga para cima, poderá se engasgar e morrer asfixiada. Especialistas explicam que caso isso ocorra, algum adulto ouvirá a criança se engasgar e poderá socorrê-la a tempo. Já na síndrome da morte súbita, a morte silenciosa durante o sono não deixa alternativas para as famílias.

No Brasil, a Pastoral da Criança lançou a campanha "Dormir de barriga para cima é mais seguro". Um alerta para pais e comunidades, um esforço conjunto de várias entidades para mudar uma mentalidade de muitos anos, mas que precisa ser revista e transformada, pelo bem e pela vida de nossas crianças. Para falar sobre este assunto, entrevistamos Dr. Eduardo da Silva Vaz - Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Dr. Eduardo, o que é a morte súbita de bebês?

Dr Eduardo Vaz

Dr. Eduardo da Silva Vaz -  presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

A morte súbita é uma morte que acontece com bebês e principalmente no primeiro ano de vida, em que o neném normalmente morre no berço, no momento que ele não estava doente, o neném não tinha pneumonia. É como se o neném parasse de respirar. Para falar sobre este assunto, entrevistamos Dr. Eduardo da Silva Vaz - Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O que causa a morte súbita infantil?

Nós não temos ainda um diagnóstico preciso da sua causa. Parece que por qualquer motivo o neném para de respirar. Ele está dormindo à noite e para de respirar, e então nós começamos a estudar quais são as questões que podem diminuir. Uma questão importante é o aleitamento materno, as crianças que mamavam exclusivamente no peito da mamãe tinha menos chance da mortalidade no berço, a morte súbita. Onde você tinha famílias que não fumavam a mortalidade era menor. E uma coisa interessante é a posição que o neném dorme.

A Pastoral da Criança realiza uma campanha em todo Brasil sobre a prevenção da morte súbita de bebes cuja o lema é "Bebês devem dormir de barriga para cima, é mais seguro". Qual é a posição da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre esse tema?

Eu concordo. E isso não é a minha opinião, os estudos científicos provaram que o neném tem que dormir de barriguinha pra cima. Isto é científico, tem vários trabalhos mostrando a importância disso. Então, claro que eu tenho essa opinião, mas a minha opinião não é tão importante quanto a constatação da ciência das pessoas que estudam isso, isso que é fundamental. A sociedade Brasileira de Pediatria, quando toma uma decisão, é baseada em estudos científicos. Nós achamos excelente essa campanha da Pastoral da Criança, porque a Pastoral tem uma penetração, chega em muitos lares aonde nós temos dificuldades. E as vezes ainda pode ser que tenha algum médico que cuida de criança que não tenha essa informação. Porque também, a gente precisa saber que nem todo mundo que está atendendo o bebêzinho, lá na ponta, é um pediatra com formação, com título de especialista. Mas a Sociedade, todos aqueles que estudam essa questão sabem que isso é uma decisão importante 

O site da Sociedade Brasileira de Pediatria pras famílias que é www.conversandocomopediatra.com.br. Esse site tem muitas orientações sobre como se deve cuidar do nosso bebê, da criança e do adolescente. É um site que foi construído e é mantido pelos pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria, para as famílias.

Confira a entrevista na íntegra: Dr. Eduardo da Silva Vaz - Dormir de barriga para cima.

 

 

Saiba mais:
Bebês devem dormir de barriga para cima

Dicas para prevenir a morte súbita de bebês
Celebração em homenagem a Dra. Zilda