trocando ideias crianca e atividade fisicaAtualmente, a rotina das crianças sofreu algumas mudanças que não são boas para sua saúde e desenvolvimento, pois não respeitam necessidades que elas têm para crescer e se desenvolver satisfatoriamente. Hoje, grande parte das crianças estão presas em casa por causa da insegurança das ruas ou ligadas a algum joguinho eletrônico.

Por isso, insistimos aqui nas “Ruas do Brincar”, como vocês viram um exemplo no jornal do mês passado. Para reforçar a importância das brincadeiras ao ar livre, onde a criança pode exercitar seus grandes músculos, correr, pular, brincar livremente com outras crianças, entre tantas outras coisas, vamos trazer este mês a recomendação que está num artigo escrito pelo Dr. Jayme Murahovschi, e outros pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Idade para começar exercícios

Perguntado sobre a idade mínima para a prática de exercícios e quais as mais indicadas para as crianças pequenas, ele respondeu que a atividade física é desejável para o ser humano em todas as idades e, portanto, deve ser estimulada. Desde o bebê bem pequeno deve haver liberdade para ele se mover. A partir dos 6 meses mães e pais podem fazer “exercícios”, por exemplo, com as perninhas, bracinhos, virando o bebê, para estimular o desenvolvimento; um cercado permite à criança observar o ambiente, brincar e se apoiar para ficar de pé; a partir dos 10 meses a criança deve ter espaço para engatinhar e depois começar a andar com apoio; na criança de um a três anos a atividade física deve ser ainda mais estimulada: entrar a sair de caixas de papelão, subir e descer de obstáculos pequenos, andar, passear pela comunidade. No pré-escolar, de quatro a sete anos, são atividades indicadas: andar, correr, pular, subir, nadar. Isso pode ser feito também através de jogos que visam aperfeiçoar a coordenação motora e as brincadeiras ao ar livre.

Ele não recomenda direcionar já a criança para um esporte, pois pode privar o desenvolvimento de certos grupos musculares. Então, ele explica: “A atividade física desenvolve a força muscular, flexibilidade e resistência, aperfeiçoa a coordenação motora, estimula o metabolismo ósseo, aumenta a capacidade respiratória e cardíaca, melhora o humor e o apetite, previne a obesidade e, a longo prazo, diminui o risco de hipertensão, diabetes e cardiopatia isquêmica”.

Então, vamos apoiar os brinquedistas para que sejam organizadas nas comunidades as “Ruas do Brincar”? Nossas crianças agradecem.

Márcia Mamede 

Leia também:
Como a criança pode aprender e se desenvolver
É brincando que a criança se desenvolve
Brincadeiras

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Os líderes da Pastoral da Criança compartilham informações e conhecimentos sobre saúde, entre elas sobre a importância da prática de atividades físicas, para que todas as famílias (idosos, adultos, gestantes e crianças) tenham uma vida saudável e possam se desenvolver plenamente, conforme o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela ONU.

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida