O Guia do Líder da Pastoral da Criança, ao longo de suas páginas, traz várias informações sobre a importância da criança conviver com os membros da família e o papel dos pais no seu desenvolvimento. Os líderes orientam as mães e os pais para que eduquem através do exemplo, do carinho e da presença amorosa.

Dra. Zilda

"O melhor resultado para a paz nas famílias é cuidar bem das crianças, para que não morram e tenham vida em abundância. Quer dizer, tenham oportunidade de desenvolver saúde física – com boa nutrição – saúde mental e social, alegria de viver e de conviver, fé em Deus, espiritualidade e possibilidade de alcançar cada vez mais conhecimentos."

No município de Ilha Bela, litoral de São Paulo, a orientação dos líderes da Pastoral da Criança ajudaram uma família acompanhada a criar um ambiente de harmonia e amor para a criação de seus filhos.

Líder da Pastoral da Criança desde 1994, Maria das Graças Ferreira dos Santos, lembra com carinho de uma criança que ela acompanhou juntamente com outras líderes. Na Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, elas encontraram uma criança de dois anos de idade que estava com o seu desenvolvimento diferente do esperado para a sua idade. A família, por desconhecer a importância de dar atenção ao filho, relatou que a criança tinha um comportamento agressivo, chegando a morder os familiares e estranhos.

Vendo as necessidades da família, as líderes da Pastoral da Criança começaram a visita a criança mais de uma vez por mês, “o comportamento da criança deixava a mãe sem saber como agir”, lembra a líder Maria das Graças.

Como a mãe ainda estava amamentando o filho menor e lhe dedicando mais atenção, a solução encontrada pelas líderes e a família foi que o pai da criança lhe dedicasse mais atenção e tempo. “O pai alegou que não tinha muito tempo para sair com o filho, mas mesmo assim começou a levar a criança, várias vezes por semana, até a pracinha próxima de casa”, conta a líder.  Essas visitas proporcionaram uma maior proximidade do pai com o filho e também a convivência com crianças da mesma idade, e assim, favoreceram o desenvolvimento da criança e ajudaram a mudar o comportamento dela, que incomodava aos pais.

guia do liderO Guia do Líder

No Guia do Líder é possível acompanhar todo o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os seis anos de idade. Em diversas etapas deste desenvolvimento, é reforçada a necessidade que a criança tem de estar junto aos familiares.

A criança gosta de brincar com os pais e também de imitar suas ações. Ler, escrever e contar são conhecimentos importantes para um cidadão, e a criança começa a aprender isso nas conversas, brincadeiras e atividades que faz junto com sua família. Gosta de ouvir os pais contando casos da família, dos amigos. Gosta quando eles falam de coisas que valorizam, como seu trabalho, sua religião e seus sonhos. Assim, ela aprende também a contar seus casos e histórias e a ter seus próprios sonhos.

 

 

Mais recentes - Missão