atividadesdolider_1Olá, líderes !

Agradecemos seu trabalho feito com amor e que se torna mais visível, para nós que estamos longe, todas as vezes que recebemos  na Coordenação Nacional as Folhas de Acompanhamento das Ações Básicas de Saúde, Nutrição e Educação, informando sobre as crianças e gestantes que acompanham.

Com essa satisfação e alegria, queremos  conversar com vocês por meio deste Jornal para ajudá-los no trabalho de tornar realidade a Missão da Pastoral da Criança: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10,10.

 

 

Assim, todos os meses, estaremos aqui com mais informações sobre as atividades principais que vocês desenvolvem na comunidade: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA).

Nossa primeira “conversa” se inicia com sugestões ao trabalho no dia da  Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA), ampliando o que está no Guia do Líder, nas páginas 245 a 248. A Reunião para Reflexão e Avaliação é uma oportunidade que cada líder tem para dividir com os outros líderes os problemas das famílias acompanhadas e celebrar as conquistas que alcançam.

Como é costume, mensalmente, nessa reunião, vocês estudam e discutem sobre a situação das crianças e gestantes que acompanham. Nesse momento, podem contar como está cada criança e gestante de acordo com os indicadores que anotaram na 4ª parte do Caderno do Líder.  Esses dados importantes são passados para as FABS e enviados para a Coordenação Nacional. É bom que sejam passados também para o FABÃO, porque assim cada comunidade fica com “o retrato”, mês a mês, da situação dos indicadores.

As informações que vocês colocaram na FABS sobre as crianças e gestantes retornarão a cada três meses para a comunidade por meio de um relatório chamado “Estágio de Evolução da Comunidade”.

Para formar os estágios do relatório foram selecionados indicadores de acompanhamento que, agrupados, mostram a fase na qual a comunidade se encontra.

Vamos entender o relatório:

 atividadedolider_tabela

Estágio 1 – A comunidade neste estágio não está enviando FABS. É preciso que o Coordenador de Ramo envie as FABS para a Coordenação Nacional.

 

Estágio 2 -  A comunidade está enviando FABS, mas não atingiu algum dos indicadores deste estágio:

• Cada líder deve estar acompanhando entre 5 a 15 crianças;

• Crianças menores de 01 ano visitadas;

• Gestantes visitadas pelo líder;

• Crianças pesadas no mês (foram à Celebração da Vida);

• Crianças com diarreia que tomaram soro e continuaram com a alimentação.

 

Estágio 3 – A comunidade está enviando FABS, foram alcançados todos os indicadores do estágio 2,  mas não foram alcançados alguns dos indicadores deste estágio que são:

• Crianças com vacina em dia;

• Gestantes com vacina em dia;

• Gestantes com altura uterina medida.

Estágio 4 -  Parabéns! A comunidade está enviando FABS, alcançou todos os indicadores dos estágios 2 e 3, mas não foi alcançado algum dos seguintes indicadores:

• Não possui brinquedista  ou  brincador;

• Não  realizou, nos últimos três meses, uma Roda de Conversa na comunidade para quatro pessoas ou mais.

 

Estágio 5 - Parabéns! A comunidade alcançou e manteve, nos últimos três meses, os indicadores de todos os estágios.

 

Para passar de um estágio para o seguinte, todos os indicadores do estágio anterior têm que ter sido alcançados.

Nas colunas do relatório, após o nome da comunidade, a segunda coluna mostra o estágio em que a comunidade está e cada uma das colunas seguintes apresenta um indicador e a situação dele: @ ou /?\.

 

Agora que já explicamos o relatório, uma ajuda para  Julgar e Agir:

• Nos indicadores marcados com ponto de exclamação  (     ) será  necessário  ver  as causas do problema e a ação que pode ser feita para resolvê-lo.

Nas próximas edições do Jornal vamos conversar sobre Reunião de Reflexão e Avaliação e sugestões para  a  atuação junto às famílias, porque melhorando o cuidado com uma criança ou gestante acompanhada, a ação da Pastoral da Criança melhora também na comunidade e isso fica mais claro quando mostrado  pelo estágio de evolução.

Desejamos que esta nova seção do jornal possa agradar e ajudar a vocês, pois o trabalho que realizam é o mais importante da Pastoral da Criança.

 

Saiba Mais sobre os estágios de evolução em wiki.pastoraldacrianca.org.br/maisjpc193

Atividades do líder em PDF

atividadesdolider_2

 

Mais recentes - Missão