sarna em criancas

Existem algumas medidas preventivas para evitar a escabiose (sarna). É importante lembrar que, diante dos primeiros sinais, um médico deve ser consultado imediatamente, pois a sarna é contagiosa e transmitida por contato direto, de pessoa para pessoa.

A melhor maneira de se prevenir a sarna é ficando afastado de quem a possui e mantendo boa higiene pessoal. Lave-se regularmente com sabão e água quente e mantenha mãos e unhas limpas.

Se alguém da família está com sarna, todos devem passar por consulta e ser tratados ao mesmo tempo, para evitar a reinfestação.

Importante: O parasita é capaz de perfurar e penetrar a pele em questão de minutos. Isso leva a uma coceira intensa. Existem lesões de pele causadas pela penetração do ácaro e pelo ato de coçar.

Como fazer se estiver com sarna:

1) Atualmente existe uma série de medicamentos que podem ser usados no combate à sarna. Nunca use remédio sem antes consultar um médico.

2) Troque diariamente a roupa de cama do paciente, mesmo que o ácaro sobreviva somente algumas horas longe do corpo humano. É importante também lavar muito bem as roupas pessoais do doente, de forma a evitar nova contaminação.

3) Não empreste roupas ou toalhas para pessoas que têm suspeita de sarna ou não possuem hábitos de higiene.

Saiba mais:
Piolho e sarna, qualquer um pode ter
Pele saudável é fruto de observação, higiene e cuidados diários
Como matar piolho

 

selo guia do lider1

Sarna

A contaminação acontece pelo contato com a pele ou com objetos de pessoas com sarna, como roupas pessoais, toalhas ou roupas de cama.

É preciso remédio certo para acabar com a sarna. Durante o tratamento, as roupas, inclusive de cama e banho, devem ser lavadas e passadas a ferro bem quente, além de trocadas todos os dias. Deixar as roupas secando ao sol forte também ajuda.

É bom limpar as unhas das crianças para retirar os parasitas que ficam ali quando elas se coçam e evitar recontaminação. Se mais alguém na família tiver sarna, é preciso que todos façam o tratamento ao mesmo tempo.

O banho diário com água e sabão, a lavagem da cabeça e o uso de roupas limpas ajudam a prevenir a contaminação por piolhos, sarna e outras doenças de pele.

Acidentes domésticos
Se a criança toma banho de banheira ou de bacia funda, é preciso alguém sempre por perto, para evitar afogamento.

Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)