1435 higiene da crianca entrevista

Foto: Marcello Caldin

Ensinar as nossas crianças a ter bons hábitos de higiene é essencial, pois esses hábitos podem garantir uma saúde mais estável, duradoura e evitar transmissões de doenças. A sujeira pode trazer bactérias e infecções muito perigosas e difíceis de tratar. Para conversar sobre isso, convidamos o Dr. Clovis Arns da Cunha, Médico Infectologista e Professor da Universidade Federal do Paraná:

O cuidado com a higiene e saúde das crianças deve começar com a orientação e o exemplo dos adultos. Quais os cuidados que devemos ter com a higiene das crianças em casa, Dr. Clóvis?

A criança fica olhando e observando os pais, os avós, e muitas vezes repete aquilo que os pais fazem. É importante dar o exemplo de lavar as mãos antes de comer e tomar água potável. Ter um sistema de esgoto também é importante para o princípio básico de saúde e higiene que queremos para todos.

1422 dengue chikunguya zika entrevistado

Dr. Clóvis Arns da Cunha

Quais são os perigos de andar descalço?

Ao andar descalço a pessoa pode contrair vários vermes, se machucar, ter algum ferimento com algum prego enferrujado, o que pode causar algumas doenças, então faz parte da higiene pessoal sempre andar calçado.

Quais são os cuidados que todos devemos ter com a higiene pessoal?

Água potável e esgoto, por isso, devemos lutar, devemos fazer campanhas, para que todos os brasileiros tenham acesso a água potável e ao saneamento básico. Essa é a prioridade número um em termos de saúde pública. Tendo acesso a água potável e esgoto, os dois próximos passos são tomar banho e escovar os dentes depois das refeições e antes de dormir. São dicas importantes para a saúde de adultos e crianças.

Quais doenças uma água que não é de boa qualidade pode trazer?

Pode trazer, principalmente, doenças gastrointestinais, conhecidas como diarréias, disenterias, que são as fezes líquidas frequentes, várias vezes por dia, com cólicas fortes. Portanto, a água deve ser transparente, não pode ter gosto nem cheiro, só assim ela será uma água potável.

Como deve ser a higiene para evitar as infecções respiratórias?

Principalmente no sul, onde tem bastante frio, é importante proteger o rosto quando espirrar ou tossir, para evitar fazer isso no rosto de outra pessoa, pois é por essas gotinhas que ficam no ar que se transmitem as infecções.

É verdade que no Brasil existem milhões de pessoas que ainda não tem banheiro para fazer suas necessidades?

Existem. Calculamos que existam, em média, 6 milhões de pessoas que ainda não tem banheiro e fazem as necessidades em lugares inapropriados. Por isso, devemos lutar para que todos tenham acesso a banheiros ligados na rede de esgoto da cidade.

Leia a entrevista na íntegra: 1435 - Higiene e saude da criança (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1435 - Higiene e saude da criança - 01/04/2019