O Calendário de Vacinação Infantil

Para que o bebê não perca nenhuma vacina é importante estar atento ao calendário de vacinação recomendado pela Secretaria de Saúde e sempre checar a carteirinha de vacinação.

O que há de novo?

A vacina pentavalente reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças: (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b – um tipo grave de meningite – e hepatite B). Atualmente a imunização para essas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

Esta vacina tem o objetivo de diminuir o número de injeções aplicadas, reduzindo a dor, o medo das crianças e o número de idas aos serviços de saúde, além de aumentar a cobertura vacinal.Haverá a introdução da vacina injetável contra pólio, feita com o vírus inativo.

A diferença entre as vacinas oral e injetável contra a poliomielite: as gotinhas têm o vírus atenuado, que vai para o intestino e nos dias seguintes é eliminado pelas fezes da criança.

Estes vírus vão para o ambiente e competem com o vírus da poliomielite, ajudando a proteger, não só a criança que tomou a vacina, como muitas outras que vivem ao seu redor. Já a vacina injetável, com vírus inativado, protege apenas o indivíduo. Esta mudança aumenta a segurança da criança.

(PDF DO CALENDARIO)

VACINASNOVO CALENDARIO

Mais recentes - Criança