a crianca e a higiene domestica

Foto: Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de São João del Rei

A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em todo o mundo, aproximadamente 2 mil crianças, com menos de 5 anos, morrem diariamente devido a doenças diarreicas e cerca de 1.800 dessas mortes estão ligadas a essas três questões (água, saneamento e higiene). Boas condições de higiene não só ajudam a prevenir doenças, mas aumentam de modo significativo a qualidade de vida das pessoas.

Quando falamos de higiene, precisamos ver as questões externas, como a coleta adequada do lixo, o acesso a água de boa qualidade, o saneamento básico. É também necessário ver as questões internas, aquelas que estão dentro da nossa casa, como a limpeza do ambiente, o cuidado com os alimentos, com as roupas e com a higiene corporal. Cuidar da higiene é tarefa conjunta: envolve os poderes e as políticas públicas, mas também envolve cada membro da família. Nesse espaço, você vai encontrar dicas simples de como melhorar as condições de higiene da sua casa, o que trará grandes benefícios na vida de seus filhos e de toda a sua família.

Sobre a importância da higiene doméstica, especialmente no cuidado com as crianças, confira a entrevista com Regina Reinaldin – enfermeira da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

regina reinaldin enfermeira da pastoral da crianca

Foto: Marcello Caldin

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Qual é a importância da higiene como melhoria na qualidade de vida das crianças?

A higiene é um conjunto de cuidados que as pessoas devem ter com o seu corpo para ter melhores condições de vida. Alguns cuidados, como: lavar as mãos quando chega da rua, depois de usar o sanitário, antes de comer; escovar os dentes; usar calçados; usar roupas limpas; limpar o nariz; e cortar as unhas, são exemplos desses cuidados.

Uma criança, antes dos seis anos, não consegue cuidar da própria higiene. Nesses casos, como a família deve agir?

Ajudar e ensinar a criança com os bons hábitos de higiene. E acompanhar a criança na hora de lavar as mãos, de escovar os dentes, de tomar o banho, de se limpar após usar o banheiro. Enfim, cuidar da sua higiene.

Outro assunto importante é que a falta de higiene no preparo e no armazenamento dos alimentos pode causar intoxicação alimentar e outras doenças. Que cuidados a família tem que ter com isso?

A regra número um é lavar sempre as mãos antes iniciar o preparo dos alimentos. Outras dicas importantes são: deixar sempre os ralos fechados e as janelas devem possuir telas – qualquer fresta ou buraco deve ser tampado para evitar a entrada de ratos, baratas e outras pragas. Lembre de lavar muito bem os utensílios após o seu uso. Não preparar a comida com muita antecedência e não deixar os alimentos prontos sob temperatura ambiente por mais de duas horas. Os alimentos frios, como saladas e sobremesas, devem ser servidos e armazenados sob a temperatura da geladeira. Os alimentos quentes devem ser servidos bem quentes e depois de terminar a refeição, guarde imediatamente as sobras na geladeira. Além disso, os alimentos não devem ficar armazenados junto com produtos de limpeza.

A Pastoral da Criança tem uma campanha chamada “Lavar as Mãos”. Qual a importância desta campanha?

A campanha “Lavar as Mãos” serve para orientar sobre a higiene das mãos. Os maiores focos de doenças estão relacionados com a exposição a ambientes sujos, com lixo, esgoto a céu aberto e em contato com os animais. O hábito de lavar as mãos pode reduzir pela metade o número de pessoas com doenças infecciosas, principalmente em crianças.

Leia a entrevista na íntegra: 1253 - Entrevista com Regina Reinaldin - A criança e a higiene doméstica (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1253 - 05/10/2015 - A criança e a higiene doméstica
{audio socialshare:no}1253 A criança e a higiene doméstica sul|/images/audios/programasvivaavida2015/sul/1253acriancaeahigienedomestica_S.mp3; 1253 A criança e a higiene doméstica norte|/images/audios/programasvivaavida2015/norte/1253acriancaeahigienedomestica_N.mp3{/audio}

 

Mais recentes - Criança