menino fazendo xixi no penico1. Saber se a criança realmente está pronta. Não pule etapas. Preste atenção nos sinais, tais como: se já tem equilíbrio para caminhar; se, quando você troca a fralda, nota que a cada dia está mais seca; se a criança já se incomoda com a fralda cheia; e se a criança consegue se concentrar em uma atividade por algum tempo.

2. Conversar com a criança, explicando o motivo para que ela deixe as fraldas.

3. Comunicar a escola que seu filho está pronto e que você vai começar a tirar as fraldas.

4. Iniciar o treino do uso do penico ou assento reduzido.

5. Ver se a criança consegue vestir-se e abaixar as calças sozinha. Isso proporcionará segurança para se sentar no penico quando sentir desejo de fazer xixi.

6. Muita calma no processo, pois podem ocorrer acidentes durante o dia ou a noite. A criança vai aprender com calma e tempo, então pais, os acidentes são necessários para ela aprender. Lembre a criança durante o dia se ela não quiser fazer xixi.

7. Não force a criança a se sentar no penico, nem a segure por muito tempo nele.

8. À noite, leve a criança para fazer xixi antes de ir para a cama. Fale para ela na hora de colocar para dormir, que está sem fralda. E, nas primeiras semanas, leve ao banheiro no meio da noite.

9. Elogie sempre a criança a cada pequena conquista. Muito amor e carinho. Este é um momento de troca entre pais e filhos.

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

 

Mais recentes - Criança