menino usando bombinha de asma

A asma e a bronquite crônica possuem sintomas muito parecidos: tosse, chiado no peito, produção exagerada de muco e fechamento dos brônquios.

Asma

A asma é uma inflamação em toda a via aérea respiratória. Essa inflamação é desencadeada por bichinhos chamados ácaros e também pólens, que podem fazer com que a pessoa tenha falta de ar, tosse e chiado no peito. As crises de asma normalmente surgem e desaparecem. Só os pacientes com asma grave têm sintomas contínuos.

Bronquite

Já na bronquite crônica, a tosse é contínua, com muito muco. E permanece por mais de três meses, durante pelos menos dois anos consecutivos.

É importante esclarecer que, de acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo: "Bronquite é um termo genérico que significa apenas inflamação nos brônquios, que são os canais que levam o ar até os pulmões. Existem várias causas de bronquite, como o fumo, infecções e processos alérgicos. A "famosa" bronquite alérgica ou bronquite asmática, que é a causa mais importante nas crianças, é a mesma coisa que asma e esse é o termo mais correto de se usar atualmente".

Foto: Arvind Balaraman

 

Mais recentes - Criança