cidadania1É muito comum ouvirmos a expressão “é melhor prevenir do que remediar”. Ela é uma verdade e os líderes da Pastoral da Criança a colocam em prática sempre, orientando as famílias sobre a importância dos bons hábitos de higiene para a saúde das crianças e de toda a família. O dia 15 de outubro é o Dia Mundial de Lavar as Mãos e a Pastoral da Criança, desde 2010, participa dessa grande mobilização, chamando a atenção da sociedade para esse gesto simples, mas que pode fazer uma grande diferença na saúde de todos.

 

Saiba mais sobre a Campanha Lavar as Mãos

Pesquisas mostram que lavar as mãos é uma medida simples, econômica e eficaz de prevenção de doenças. Lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir em mais de 42% os casos de doenças diarreicas e em 25% as infecções respiratórias, além de reduzir a incidência de diversas outras doenças, como infecções no estômago, no ouvido e na pele, além de tosse, resfriados, gripes e dor de garganta.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos tem como desafio mobilizar e conscientizar pais e filhos da importância de lavar as mãos com frequência.

cidadania2O foco é nas crianças, pois, além delas sofrerem mais por não terem um sistema imunológico formado, sabemos que elas têm mais energia e entusiasmo para repassar essa informação para seus pais e familiares. As mãos sãos os principais meios de contaminação de doenças como bactérias, vírus e germes.

Um exercício interessante para fazer as crianças perceberem a importância de lavar as mãos, é pedir que cada uma recorde todas as coisas que tocaram, desde esfregar os olhos ao acordar até as brincadeiras na rua e com os animais. Em quais desses momentos as mãos foram lavadas?

Ajude suas famílias e crianças a terem mais saúde. Repasse essas informações e ajude a lembrar as crianças, principalmente, que é preciso lavar as mãos sempre que chegar em casa, antes das principais refeições, depois de ir ao banheiro, no banho, após espirrar ou tossir, quando brincar com os bichos de estimação e brincar na rua.

Cartaz Campanha Lavar as Mãos em .PDF

Clóvis Boufleur • Gestor de Relações Institucionais

Mais recentes - Criança