higiene do bebe 1 semana

Rodolfo Bührer

A higiene é importante, pois protege o bebê de doenças e faz com que ele se sinta bem. As mãos da mãe, ou de quem cuida do bebê, devem estar sempre limpas e com as unhas curtas.

Para facilitar a hora do banho, é bom deixar tudo preparado antes de colocar o bebê na água. É preciso verificar antes se a água não está muito quente. Isso pode ser feito colocando o cotovelo e sentindo se a temperatura está confortável. Previnem-se, assim, queimaduras.

O rosto e a cabecinha devem ser lavados antes de colocar o bebê na água. Isso evita que os restos de xixi e cocô contaminem a água e causem inflamação nos olhos. O bebê precisa ser segurado com firmeza, para não ficar assustado. Para facilitar, é bom apoiá-lo num braço e banhá-lo com a outra mão.

higiene do bebe 1 semana b

Teotônio Roque

As dobrinhas do pescoço, dos braços e das pernas devem ser bem enxugadas, para evitar assaduras. É bom separar um pano macio ou toalha só para o bebê. O talco não deve ser usado, pois não tem função alguma. Deve-se vestir o bebê com roupas que sejam confortáveis e que não prendam seus movimentos.

Toda vez que a fralda estiver molhada, ela precisa ser trocada. A bundinha do bebê deve ser limpa, lavada e bem enxugada a cada troca de fralda. Isso evita assaduras e infecções.

Para limpar as meninas, o pano úmido deve ser passado na vulva sempre de frente para trás. Com esse cuidado, o cocô não contamina a vagina e o buraquinho do xixi.

Nos meninos, é importante puxar para trás a pele do pênis, com delicadeza, limpando bem os restos de urina e fezes que estejam entre as preguinhas. Isso evita infecções.

O bebê precisa tomar banho todos os dias. Em locais de clima quente, pode-se dar banho várias vezes ao dia. Nos lugares em que o clima é frio, o melhor é dar banho nos períodos mais quentes do dia, protegendo o bebê do vento, para que ele não se resfrie.

selo guia do lider1As roupinhas e fraldas do bebê precisam ser bem lavadas, enxaguadas e, sempre que possível, colocadas ao sol para secar. O melhor é lavá-las separadamente. Tudo isso ajuda a prevenir assaduras, alergias e infecções na pele do bebê.

O bebê pequeno sente mais frio do que um adulto. Por isso, é bom que ele vista roupas leves mesmo nos locais de clima quente. Nos lugares frios, é importante manter o bebê agasalhado.

Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)

 

Mais recentes - Bebê