Cartela Introd Alimentos 2014 frenteQueridos líderes e coordenadores, vocês já conhecem os Laços de Amor, que são entregues mensalmente para as gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança. Também não é novidade que o aleitamento materno exclusivo é o melhor alimento para o bebê até os 6 meses de idade e é recomendado que continue a ser oferecido até os 2 anos ou mais.

Observamos que muitas mães têm dúvidas em como começar a introduzir a alimentação da criança quando esta completa 6 meses. Por esse motivo, e devido a grande importância da correta introdução dos alimentos na saúde da criança, a equipe técnica da Coordenação Nacional elaborou mais uma cartela para ser incluída no Laços de Amor, a cartela 15B “Introdução de alimentos para crianças amamentadas”, que deverá ser entregue junto com a cartela 15A  (antiga cartela 15) “O bebê de 6 a 8 meses”.

Cartela Introd Alimentos 2014 versoAqueles que estiveram no Congresso dos 30 anos da Pastoral da Criança, ou fizeram a capacitação do Acompanhamento Nutricional, tiveram a oportunidade de conhecer esta cartela. Porém, houve uma pequena alteração: onde estava escrito papa salgada (papas de comida do almoço e jantar) agora aparecerá papa principal.

Essa alteração foi feita para evitar que as mães entendam que é preciso acrescentar sal na papa da criança. Segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de  Pediatria (Manual de Orientação – Departamento de Nutrologia, 2012), o sal não deve ser adicionado às papas. O sal (sódio) contido nos alimentos utilizados no preparo da papa é suficiente para atender as necessidades deste mineral para o bom funcionamento do organismo da criança.

O consumo exagerado de sal está associado ao desenvolvimento de pressão alta. Além disso, existe o paladar específico para o sal, que se estimulado muito cedo, leva à preferência futura por alimentos muito salgados.

Paula Pizzatto
Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Mais recentes - Bebê