leite alimentacao dos bebesA alimentação infantil adequada compreende a prática do aleitamento materno e a introdução, em tempo oportuno, da alimentação complementar. A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade. A partir desse período, está indicada a introdução da alimentação complementar, mas o aleitamento materno deve ser mantido até os 2 anos de idade ou mais, de acordo com vontade da mãe e da criança.

Porém, existem situações em que a mãe não pode amamentar, como em casos de infecção pelo vírus HIV, tratamento de quimioterapia/radioterapia, vírus da hepatite C ou hanseníase. Diante disso, a orientação sobre qual tipo de leite usar e a forma de preparo deve ser feita por um profissional de saúde, de acordo com as condições socioeconômicas e culturais da família. Pode ser fórmula infantil para lactentes (leite de lata) ou leite de vaca diluído em água, conforme a idade da criança.

O leite de vaca in natura, integral em pó ou líquido, não deve ser dado para crianças menores de 1 ano, pelo risco de anemia. O consumo regular do leite de vaca, por crianças menores de 1 ano, pode também causar a hipersensibilidade às proteínas do leite de vaca, aumentando o risco da criança ter alergias e pequenas hemorragias no intestino. Nesses casos, a introdução dos alimentos deve ser iniciada aos 4 meses, de acordo com o esquema:

Volume e número de refeições lácteas por faixa etária, no primeiro ano de vida:

Idade Volume/refeição Número de refeições/dia
Do nascimento aos 30 dias 60 – 120 ml 6 a 8
30 a 60 dias 120 – 150 ml 6 a 8
2 a 3 meses 150 – 180 ml 5 a 6
3 a 4 meses 180 – 200 ml 4 a 5
> 4 meses 180 - 200 ml 2 a 3

Reconstituição do leite para crianças menores de 4 meses.
Leite em pó integral:
1 colher das de sobremesa rasa para 100ml de água fervida.
11⁄2 colher das de sobremesa rasas para 150ml de água fervida.
2 colheres das de sobremesa rasas para 200ml de água fervida.
Preparo do leite em pó: primeiro, diluir o leite em pó em um pouco de
água fervida e em seguida adicionar a água restante necessária.
36
Leite integral fluído: 2/3 de leite fluído + 1/3 de água fervida
70ml de leite + 30ml de água = 100 ml.
100ml de leite + 50ml de água = 150 ml.
130ml de leite + 70ml de água = 200 ml.

Para as crianças que usam fórmulas infantis (leites de lata), a introdução de alimentos não lácteos deverá seguir o mesmo padrão preconizado para aquelas que estão em aleitamento materno exclusivo, a partir dos 6 meses (Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, 2012).

Para crianças não amamentadas ao peito, deve-se oferecer água nos intervalos entre as refeições de leite.

É necessário lembrar que a introdução da alimentação complementar deve ser feita aos poucos, na forma de papas/purês, oferecidos com a colher. Essa colher deve ter o tamanho adequado à boca do bebê e, de preferência, ser de plástico ou de metal forrado com Teflon ou emborrachado, para evitar o contato metálico direto com a língua.

Fontes:
Guia - 10 passos para uma alimentação saudável
Manual de Orientação – Departamento de Nutrologia, SBP, 2012.

Leia também

Leite materno: alimento que transforma a vida

 

Mais recentes - Bebê