1391 as ites nas criancas crianca doente entrevistado

Foto: Freepik

As infecções respiratórias agudas ainda causam muito sofrimento e morte entre as crianças, principalmente entre as menores de um ano de idade. As infecções respiratórias agudas são doenças que se espalham com facilidade, passando de uma pessoa para outra e podem dar mais de uma vez na mesma criança. E a pneumonia faz parte das infecções respiratórias agudas e pode ser muito perigosa.

As doenças respiratórias são ainda as doenças mais frequentes durante a infância.

Uma criança com infecção respiratória aguda, medicada com antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde (Programa AIDPI - Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, adotado pelo Brasil em 1996).

A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Segundo dados de 2006 do Ministério da Saúde, no Brasil 4.406 crianças com menos de 4 anos morrem anualmente por doenças do aparelho respiratório - 19,7% das causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade. Esta doença é a causa de 550.567 internamentos de crianças nesta mesma faixa etária. Confira mais informações abaixo, na entrevista com a Dra Cristina Guimarães Arantes Araújo, pediatra do Hospital de Clínicas de Uberlândia (MG) e voluntária da Pastoral da Criança.

1391 as ites nas criancas medica examinando crianca entrevista

Foto: Bearfotos

Dra Cristina, explica para nós o que são infecções respiratórias?

Infecções respiratórias são, como o nome diz, infecções que aparecem no sistema respiratório, causadas por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos e podem apresentar sintomas simples - nasais, nas vias aéreas superiores, ou sintomas mais graves, nas vias aéreas inferiores - pulmão, brônquios, bronquíolos. A maioria deles são transmitidos por gotículas de saliva e pela própria respiração.

Porque os problemas respiratórios se agravam com a chegada do inverno?

A maioria dos vírus já circulam normalmente, mas no inverno eles têm uma maior predominância. Além disso, no inverno as pessoas estão mais agrupadas, dentro de casa, em ambiente mais fechado, o que estimula a transmissão dessas doenças e dessas viroses.

Como se prevenir dessas infecções respiratórias?

A prevenção é o principal. Crianças muito pequenas, por exemplo, recém-nascidos, lactentes, jovens, bebês com menos de 6 meses, devem evitar contato com pessoas doentes e aglomerações de pessoas, onde pode ter maior incidência de transmissão dessas infecções. É preciso também aumentar os cuidados de higiene ao lidar com os bebês. Lavar bem as mãos, passar álcool gel, manter o ambiente arejado, com boa circulação de ar, tomar vacina contra a gripe são maneiras de prevenir a transmissão direta. O aleitamento materno exclusivo, uma alimentação saudável e balanceada, boa hidratação, também ajudam.

Dra Cristina, quais são as principais infecções respiratórias nas crianças?

Então, as infecções respiratórias nas crianças, elas vão se divertir, em infecções de vias aéreas superiores, que são a gripe, o resfriado comum faringite, amigdalite, laringite, que são as famosas dor de garganta, as sinusites, rinites, as otites, e as do trato inferior que seriam as bronquite asma que não são infecciosas, são mais do fundo alérgico, a principal infecciosa que é a pneumonia que é a mais grave de todas.

A senhora poderia deixar aqui algumas dicas para os pais, de como fazer a higiene do aparato respiratório, como limpar o nariz entupido do bebê, por exemplo?

A higiene da parte respiratório superior é feita através da unificação das vias aéreas e pode ser feita de várias formas. Pode-se usar um umidificador de ambiente, uma bacia com água no ambiente, por exemplo. No entanto, em bebês muito pequenos, a gente precisa de uma ajuda profissional, pois deve-se aplicar soro fisiológico nas vias respiratórias, nas narinas.

Leia a entrevista na íntegra: 1391 - Entrevista - As "ites" nas crianças (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1391 - As "Ites" nas crianças - 28/05/2018

Sul
 
Norte