assinatura antibiotico1 - jair malavaziQuatro anos após lançamento da campanha, cada vez mais municípios disponibilizam a primeira dose imediata do antibiótico

Lançada em 2009, a campanha “Antibiótico, 1ª Dose Imediata” é uma iniciativa da Pastoral da Criança, com o apoio do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Unicef e diversas entidades. Ao longo desses anos, os voluntários da Pastoral da Criança vêm desenvolvendo diversas ações que reforçam a importância de disponibilizar o antibiótico no momento da consulta.

O município de Guarulhos, em São Paulo, é uma dos vários que aderiram a campanha e já disponibilizam a primeira dose do antibiótico. Em compromisso assinado no último dia 29 de maio, o secretário municipal de saúde, Carlos Derman, garantiu que todas as Unidades de Saúde do município irão disponibilizar o medicamento no momento da consulta.

“Hoje é um marco na atenção integral à saúde da criança. O ato é singelo, mas envolve uma logística com o compromisso das gerências das unidades”, afirmou o secretário.

 

Coordenadora da Pastoral da Criança visita US em Iguatu

Alcileide Bezerra de Oliveira, coordenadora do setor de Iguatu (CE), juntamente com a equipe do setor, realizou visita ao posto de saúde do município de Aiuaba/CE para conversar com os enfermeiros e médicos, divulgando a campanha da primeira dose do antibiótico. Alcileide relata que os profissionais ficaram bastante animados com a campanha e pretendem implantar a ação no município.

 

Articulador da Pastoral da Criança colabora com campanha do antibiótico

A articuladora Lindalva Marques, do setor de Campo Maior (PI), reuniu os líderes e coordenadores da comunidade Baixa das Carnaúbas, na cidade de Alto Longá (PI) numa tarde de formação sobre a campanha da primeira dose do antibiótico. Lindalva explicou o objetivo da campanha e como orientar os gestores municipais de saúde e a sociedade sobre a necessidade de ministrar a primeira dose do antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Pastoral da Criança de Viseu (PA) promove “caminhada pelo antibiótico”

antibioticoviseu1A Pastoral da Criança do município de Viseu, no Pará, realizou o lançamento da campanha da 1ª dose do Antibiótico com a participação de líderes e famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança .
Durante o lançamento foi realizada uma caminhada pelas ruas de Viseu (PA) para demonstrar o quanto a comunidade está unida em prol da campanha. Na caminhada foram visitadas todas as quatros Unidades Básicas de Saúde da sede do município para a distribuição de material e informações sobre a campanha.
Segundo o articulador e coordenador do Ramo, Marcos Barros, a caminhada "chamou muita atenção de todos por onde passou". Marcos também ressaltou o apoio obtido da Secretaria de Saúde e de todos os técnicos da área. O Prefeito Municipal, Sr. Cristiano Dutra colocou a Secretaria de Saúde à disposição para dar suporte a campanha.

 



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*