polio 02

Quando foi que o seu filho tomou a última vacina? Qual é a data da próxima vacina? Você sabe onde está o Cartão de vacinas do seu filho? O Cartão está atualizado?

Com a onda de desinformação que está acontecendo, a Pastoral da Criança reafirma a importância de todas as crianças serem vacinadas para ficarem protegidas contra algumas doenças. Vacinando seu filho, você estará não só protegendo-o, mas também contribuindo para diminuir a mortalidade infantil e na erradicação de algumas doenças em nosso país.

As mães da Pastoral da Criança estão protegidas dessa informação. Segundo os dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, no período do 1º Trimestre de 2018, 93,8 das crianças acompanhadas estão com a vacina em dia para a idade. Mais uma prova de que a missão dos líderes de levar informação para as às mães mostra resultados, mais uma vez!

Os pais precisam lembrar que deles levar as crianças para vacinar e é direito da criança ser vacinada. Em caso de dúvida se a criança tomou ou não alguma dose, os responsáveis devem ir até uma Unidade de Saúde e levar o Cartão da Criança. Nele devem estar anotadas todas as vacinas que a criança tomou e as datas das próximas doses.

Se estiver faltando vacinas na Unidade de Saúde perto da sua casa, converse com o pessoal da Secretaria de Saúde, com os representantes do Conselho de Saúde ou até mesmo com os líderes da Pastoral da Criança.

Aqui, no Site da Pastoral da Criança, você vai encontrar muitas informações sobre vacinas. Ouça os programas de rádio e as entrevistas; leia sobre o Calendário de Vacinação e as orientações dos especialistas; siga as dicas da Pastoral da Criança feitas especialmente para tirar dúvidas e ajudar você a garantir mais saúde e qualidade de vida para seu filho.

Dra. Zilda

“A criança tem direito a nascer com saúde, não é, a ser amamentada no peito, não é, ter um bom parto, é, ser vacinada, é, ser bem nutrida, não é, e ter, assim, toda a assistência que é necessária. Mas, eu diria que é muito importante e que esses conhecimentos que nossas líderes têm, sejam passados às mães porque a criança pasa muito tempo com a família”.

Papa Francisco

“Agentes pastorais realizam uma tarefa imensa acompanhando e promovendo os excluídos em todo o mundo, ao lado de cooperativas, dando impulso a empreendimentos, construindo casas, trabalhando abnegadamente nas áreas da saúde, desporto e educação. Estou convencido de que a cooperação amistosa com os movimentos populares pode robustecer estes esforços e fortalecer os processos de mudança”.

Lembre-se: toda criança tem o direito de receber as vacinas em dia!

Representante do Unicef no Brasil fala sobre a importância da vacinação. Assista aos vídeos:
Vacinação infantil - Gary Stahl Unicef e Vacinação gestantes - Gary Stahl Unicef

Vacinação - Como a Pastoral da Criança Faz
Vacinação - Perguntas Frequentes
Vacinação - Confira as vacinas de acordo com a idade do seu filho
Vacinação - O Calendário de Vacinação Infantil

Dúvidas: Ligue para o Disque Saúde 0800-611997. A ligação é gratuita.

Saiba Mais sobre a campanha de vacinação contra a paralisia infantil realizada pelo Ministério da Saúde

Saiba Mais sobre a campanha de vacinação contra a gripe realizada pelo Ministério da Saúde:

Leia a entrevista na íntegra: 1139 - Entrevista com Regina Reinaldin - Vacinação (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra.

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

A Pastoral da Criança procura sempre incentivar uma vida saudável, incluindo o desenvolvimento infantil na alimentação, no brincar e, também, no acompanhamento médico. Orientamos os líderes a lembrar da importância de manter todas as vacinas atualizadas, principalmente de crianças, e a verificar sempre a carteirinha de vacinação durante as visitas domiciliares.