1413 vacinas mulher vacinando menina entrevista

Foto: Pressfoto / Freepik

Existem muitas notícias falsas que circulam pela internet e nas redes sociais afirmando que as vacinas podem prejudicar a criança ou até mesmo que não possuem efeito algum para a saúde delas. É muito importante lembrar de avisar as mães acompanhadas sobre a importância de todas as vacinas, tanto para a criança quanto para a gestante. Para conversar sobre isso, chamamos a Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

O Ministério da Saúde anunciou mudanças e orientações sobre as vacinas. Regina, para quais vacinas houve mudanças?

Em 2017, as mudanças foram nas vacinas de varicela, meningite C, HPV, hepatite A, a tetra viral e a DPT para gestantes.

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Regina, e por que é importante vacinar as crianças?

A vacinação oferece total proteção contra as doenças, se eu não vacino meu filho, ele está exposto aos perigos das doenças. Além disso, as vacinas são de graça e estão disponíveis nas Unidades de Saúde pública de todo país.

Como convencer os pais que estão em dúvida a levarem seus filhos para vacinar?

Existem muitos fatores para que os pais não levem as crianças para vacinar. A falta de informação é o mais comum, por isso temos que divulgar as datas de vacinação, horários de funcionamento das Unidades de Saúde etc. É importante também combater a circulação de notícias falsas na internet, WhatsApp, que causam dúvidas sobre a segurança e a eficácia da vacina.

Nós sabemos que existem muitas verdades e mitos sobre as vacinas. É verdade que a maioria das doenças prevenidas pelas vacinas estão desaparecendo, mas as vacinas continuam sendo importantes, Regina?

Verdade. Quando uma criança é vacinada ajuda a proteger quem não se vacina,. A imunização é uma ação de Saúde Pública e precisa da colaboração de todos. A maioria acredita que a vacina é somente para as crianças, mas ela é importante para todas as fases da vida.

Vacinas causam autismo, Regina?

Isso é falso. Estudos mostram que não há nenhum fundamento sobre essa afirmação e que essa notícia falsa foi uma das maiores fraudes da história da medicina.

Leia a entrevista na íntegra: 1413 - A importância das vacinas (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1413 - A importância das vacinas - 29/10/2018



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*