1436 atividades fisicas para gestantes entrevista

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Exercícios físicos são recomendados para todos, pois ajudam a manter uma vida mais saudável, equilibrada e ativa. Para gestantes não é diferente, mas é preciso consultar o médico antes de realizar qualquer exercício durante a gestação, pois cada uma tem suas particularidades. Para explicar um pouco mais sobre o assunto, convidamos Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

Regina, por que a gestante deve ser estimulada a fazer atividades físicas e que vantagens essas atividades trazem para gestante e para o bebê?

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 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

As atividades físicas melhoram o sistema cardiovascular, ajudam a evitar varizes, aliviam dores nas costas, eliminam líquidos, ajudam a regular a temperatura do corpo, evitam quedas, auxiliam no trabalho de parto e na rápida recuperação do pós parto. Quando a mulher se exercita, o corpo libera uma série de hormônios que proporcionam bem estar, as chamadas endorfinas, que melhoram o humor, reduzem o estresse e isso se estende ao bebê. Quando esses hormônios vão para a corrente sanguínea da mãe, eles chegam no bebê por meio da placenta. Além disso, a mulher que pratica atividade física tem mais em mais auto estima e segurança sobre o próprio corpo, mais controle e é mais auto consciente. Isso faz toda a diferença na hora do parto, porque deixa ela mais segura.

A gestante pode fazer atividades físicas no início da gravidez?

Sim. A prática de exercícios físicos durante toda a gestação pode e deve ser feita por todas as mulheres, mesmo aquelas que costumam levar uma vida mais sedentária.

Quais são os sinais de alerta que a gestante deve perceber durante a atividade física?

Ela deve interromper os exercícios físicos se ela perceber sangramento vaginal; dor no abdome ou no peito; perda de líquido pela vagina; inchaço repentino nas mãos, faces ou pés; dor de cabeça forte e persistente; palpitações; tontura ou sensação de luzes piscando; redução dos movimentos fetais; febre, náuseas ou vômitos persistentes; contrações uterinas frequentes ou sensação de falta de ar.

Quantas vezes na semana a gestante deve fazer exercícios?

De 3 a 5 vezes na semana, de 40 a 60 minutos cada.

Regina, você gostaria de deixar mais alguma orientação sobre a prática de exercícios físicos na gestação?

É importante a gestante fazer exercícios, tais como caminhadas, subir escadas e dançar para movimentar o quadril e facilitar o encaixe da cabeça do bebê. Parto normal é um processo natural no qual o corpo da mulher e do bebê também se preparam fisicamente para o nascimento. E sempre, em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

Leia a entrevista na íntegra: 1436 - Atividades físicas para gestantes (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1436 - Atividades físicas para gestantes - 08/04/2019

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