1429 preparacao parto entrevista

Foto: Marjon Besteman

A espera pelo momento do parto pode trazer muita ansiedade e dúvidas para a gestante, por isso é importante que a família dê apoio e segurança. Fazer um bom pré-natal é essencial e também uma oportunidade para que a gestante tire todas as dúvidas sobre o parto, sobre sua saúde e a saúde do bebê. Para conversar sobre isso, convidamos a Jennifer Lopez, Enfermeira e Assistente Técnica da Pastoral da Criança do Estado de Goiás.

Jennifer, como diminuir a ansiedade e o medo em relação ao parto?

Conhecer todas as etapas da gestação, pegar bastante orientações com os profissionais que estão por perto, com os líderes que são muito bem capacitados para isso, sempre tirar dúvidas e também contar com a oração e com a fé .

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1429 - Preparação para o parto - 18/02/2019


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

E qual é, na sua opinião, a participação do pai na hora do parto?

É muito importante que o pai esteja presente na hora do parto para dar palavras de apoio, fazer massagem. Hoje a gente ensina o pai maneiras de apoiar a gestante neste momento. Uma das dificuldades que eu sinto é que ainda existem locais que não deixam o pai participar desse momento, mas é um direito do pai participar.

E quais são os principais cuidados que a gestante deve ter em relação ao parto?

É importante fazer um bom pré-natal, segui-lo corretamente, a mãe não deixar de fazer perguntas, não ficar com vergonha, pois assim, na hora do parto, ela vai ficar calma, não terá tanta ansiedade. Tudo isso vai acontecer naturalmente se ela seguir esses passos.

1429 entrevistada jennifer lopez

Jennifer Lopez, Enfermeira e Assistente Técnica da Pastoral da Criança

Como é que a gestante pode perceber que a hora do parto chegou?

Com a descida do ventre, com as contrações que começam da barriga até as costas e começam a acelerar, as vezes de meia em meia hora, depois de 10 em 10 minutos, e o tempo tende a diminuir. Algumas vezes ocorre sangramento, perda de líquido transparente. Tem sempre que observar principalmente a saída desse líquido.

Leia a entrevista na íntegra: 1429 - Preparacao para o parto (.PDF)