dra zilda arns neumann pastoral da crianca

MocaoDraZilda topo

No dia 10 de janeiro de 2015, durante a Celebração Dra. Zilda – Vida plena para as crianças, ocorreu a entrega oficial da moção que solicita a abertura do processo de beatificação da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

Ao longo do ano de 2014, as coordenações da Pastoral da Criança receberam vários exemplares da moção de apoio, para que os fieis pudessem assiná-la e preencher com o documento de identidade ou CPF. Quem não tivesse assinatura ou não soubesse escrever, podia inserir sua digital na lista (no lugar da assinatura).

No link abaixo, há um arquivo com a moção, disponível para impressão. Mesmo que não tenha ligação com a Pastoral da Criança ou Pastoral da Pessoa Idosa, você ainda pode fazer cópias desse documento, assinar e coletar mais assinaturas de familiares, amigos e conhecidos em sua comunidade. Outra maneira de colaborar é divulgar essa ação e incentivar mais pessoas a participar.

Moção.pdf

Moção_em_espanhol.pdf

Estas moções devem ser entregues, por portadores de confiança, na Sede Nacional da Pastoral da Criança em Curitiba, para que os dados possam ser organizados e contabilizados. Muitos coordenadores e caravanas fizeram a entrega no dia do evento (10 de janeiro).

 

Assinaturas

Foram recebidas centenas de assinaturas desta moção, incluindo:

• 67 assinaturas de bispos, recolhidas durante a 52ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP) – de 30 de abril a 9 de maio de 2014;
• 21 assinaturas dos membros do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) – 30 de abril a 4 de maio de 2014;
• 55 assinaturas coletadas no Seminário Marco Legal Primeira Infância, na Assembleia Legislativa de Curitiba (PR) – 19 de maio de 2014;
• 20 assinaturas provenientes da Colômbia, da Pastoral da Criança e da Conferência Episcopal;
• 403 assinaturas vindas do Encontro da Vida Religiosa Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil e realizado em Curitiba (PR) - 28 e 29 de agosto de 2014;
• Assinaturas provenientes das dioceses.

Total de assinaturas válidas recebidas (eventos e dioceses): 215.089

Relatos, testemunhos, histórias, fatos que marcaram a vida e missão da Pastoral da Criança e o legado da Dra. Zilda, bem como graças alcançadas, poderão ser enviados para o e-mail da Irmã Veroni Medeiros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Orientações gerais

Para contribuir com a moção de apoio, fique atento aos seguintes detalhes:

  • Toda assinatura precisa estar acompanhada de um número de documento (CPF ou RG). Caso contrário, será considerada inválida;

  • Cada pessoa deve assinar apenas uma vez e não pode preencher em nome de outras pessoas (mesmo que possua o número de documento delas).

  • As assinaturas devem ser feitas com caneta azul ou preta. Evite o uso de lápis ou canetas coloridas.

  • Procure preencher toda a folha (as 25 linhas, com nome e documento). Evite enviar a moção para a Coordenação Nacional com poucas assinaturas e o restante em branco.

  • As assinaturas não devem ser passadas a limpo.

  • Tome cuidado para não rasurar a folha.

 

Perguntas frequentes

O que é uma moção?

É um documento que reúne assinaturas, com o objetivo de demonstrar o apoio da população a uma causa ou proposta. Cada assinatura representa um voto de confiança à causa em questão.

Para que serve a moção que a Pastoral da Criança está divulgando?

Trata-se de uma moção de apoio dos fieis em reconhecimento à fama de santidade e ao legado evangelizador e pastoral da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. A moção solicita a abertura do processo de sua beatificação.

Quem pode assinar a moção?

Qualquer pessoa com o documento de identidade (RG ou CPF), desde que tenha consciência sobre o que a moção representa e reconheça o legado da Dra. Zilda.

Posso assinar várias vezes?

Não, sua assinatura será contada apenas uma vez. Se seu nome já está em alguma lista, você não deve assinar de novo.

Quantas assinaturas são necessárias?

Não há um número mínimo estipulado. Mas é muito importante coletar o máximo de assinaturas possíveis para demonstrar o apoio da sociedade à causa da beatificação da Dra. Zilda.