dra zilda arns neumann pastoral da crianca

 

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e a médica Zilda Arns, em memória, foram homenageados ontem em uma missa campal realizada durante a 106ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, que é uma das maiores celebrações religiosas da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Durante a celebração, o vice-presidente de honra do Imip, Betoldo Cruze; e o filho da médica Zilda Arns e atual coordenador internacional da Pastoral da Criança CNBB, Nelson Arns, estiveram presentes para receber as condecorações, que destacaram os 50 anos de serviços médico-sociais prestados pelo instituto e os 27 anos de atividades da Pastoral da Criança.

O ato religioso teve início por volta das 19h e foi acompanhado atentamente pelos fiéis. O padre José Roberto França, da paróquia Nos sa Senhora da Conceição, celebrou a missa junto com o pároco da capela do Imip, Heleno José da Silva; e o auxiliar, padre Severino Lourenço. Segundo o padre José Roberto França, os homenageados são dois ícones de serviço e doação ao próximo.

 Atualmente o Imip realiza mais de 600 mil atendimentos por ano, incluindo serviços ambulatoriais e hospitalares, especializados para crianças, mulheres e homens. Já a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, que morreu durante um terremoto no Haiti, em janeiro deste ano, fundou e coordenou a Pastoral da Criança Internacional e Pastoral da Pessoa Idosa, sendo indicada para o Prêmio Nobel de 2008.