dra zilda arns neumann pastoral da crianca

Durante os 10 dias de comemoração de Nossa Senhora da Conceição, mais de 800 mil pessoas devem circular no morro que leva o nome da santa. Ontem a programação da maior festa religiosa do estado foi divulgada. O Imip e Zilda Arns são os homenageados da 106ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que começa no dia 29 de novembro. Este ano, a festa do morro vai arrecadar donativos para desabrigados das enchentes.

 

O coordenador do evento Alex Silvestre alertou que a Procissão da Bandeira teve o seu percurso alterado. Antes, a concentração e saída da caminhada ao Santuário do Morro da Conceição aconteciam na Praça do Trabalho. Este ano a procissão sairá do Sítio da Trindade. O trajeto será de 2,1 km. “A procissão de encerramento sai do Parque da Jaqueira até o Morro da Conceção. São 3,7 quilômetros de caminhada”, completou.

A programação cultural terá noites temáticas e programação voltada para vários estilos musicais. A banda Labaredas é a grande atração da Noite do Brega, mas também terá dias de seresta, samba e forró. “Esperamos que as pessoas venham com espírito de paz e que busquem a união com os irmãos. Este é o primeiro ano comigo na paróquia e estamos trabalhando desde o começo de 2010 para fazer o melhor”, disse o padre José Roberto França.

Doações – “O nosso intuito é minimizar o sofrimento das pessoas que passaram por tal calamidade, com a distribuição de vários postos de arrecadação para a coleta destes donativos durante os dez dias da festa”, explicou o coordenador da festa, Alex Silvestre. Ele explicou ainda que a arrecadação continua depois da festa, mas só pode ser feita na paróquia.

Segurança – A Polícia Militar vai trabalhar durante os 10 dias de festa com um efetivo de 150 policiais e 15 viaturas. Mas no dia 8 de dezembro, 600 PMs farão a segurança da festa.Já o efetivo do corpo de bombeiros será de 191 pessoas e três viaturas.

Veja a programação:

Dia 29/11/2010 (Segunda–feira) – Abertura Oficial da Festa

17h Concentração da Procissão da Bandeira no Sítio da Trindade

18h Procissão da Bandeira saindo do Sítio da Trindade seguindo pela Estrada do Arraial passando pela Igreja da Harmonia até a Rua Pe. Lemos, vira a direita na Rua Pedro Allain, cruza a Av. Norte e sobe o Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara (subida dos ônibus).

19h Missa solene de abertura da Festa do Morro 2010 presidida pelo Revmo. Sr. Bispo de Palmares Dom Genival Saraiva e co–celebrada por demais padres presentes.

21h Programação Cultural

Movimento Cultural O Morro desce a Ladeira: Grupo Arco–íris do sonho do Cervac; Geraldo Luz e Violão; Pernambuco e suas raízes; POESIS – Grupo Cultural do Alto José do Pinho; Banda Mandracatú

Dia 03/12/2010 (Sexta–feira)

7h Missa - Celebrante: Pe. Paulo Roberto

10h Missa - Celebrante: Pe. Mário Bezerra

16h Missa - Celebrante: Pe. Marcelo Silva

17h30 Momento Mariano: Terço e Ofício da Imaculada

19h Missa do Novenário - Tema: Mãe da Divina Graça, defensora das crianças.

Noiteiros: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Morro da Conceição)

Convidados: Pastoral da Criança e o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Celebrantes: Pe. José Roberto França e Pe. Severino Lourenço

20h30 Cerimônia de condecoração aos homenageados com a presença de Ilmo. Dr. Nelson Arns (filho de Dra. Zilda Arns e presidente internacional da Pastoral da Criança), Il mos. Representantes do IMIP, Exmo. Governador Sr. Eduardo Campos e Revmo. Sr. Arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido.

21h30 Programação Cultural